Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Rotas Verdes Brasil na Escola

Ciclo de palestras de Fernando Lara irá beneficiar mais de 2 mil crianças em Ipatinga. Foto: Edlayne de Paula
O documentarista de natureza, Fernando Lara, voltou nesta segunda-feira (27) para a sala de aula. Mas não como estudante. O profissional será ao longo das próximas quatro semanas o ‘professor Fernando’ ou ‘tio Fernando’. Tudo isso para levar um ciclo de palestras para estudantes de escolas municipais de Ipatinga.

Fernando Lara mostra a carcaça da mandíbula de um tubarão-tigre durante palestra. Foto: Edlayne de Paula
O projeto chamado ‘Rotas Verdes Brasil na Escola’ tem o objetivo de levar educação ambiental e as experiências vividas por Fernando Lara ao longo de seus mais de 12 anos registrando a vida selvagem no País e no mundo além da exibição dos registros dos mais de 20 mil quilômetros percorridos por ele que documentou todos os biomas brasileiros na Expedição Rotas Verdes Brasil executada em 8 meses em 2011. A iniciativa ‘Rotas Verdes Brasil na Escola’ é uma realização da Fauna e Flora Documentários juntamente com a RPPN Sítio do Zaca em parceria com a Infrater Engenharia e Prefeitura de Ipatinga.

Fernando Lara mostra rota da expedição Rotas Verdes Brasil para alunos da E.M. João Reis de Souza. Foto: Fernando Lara
Quase 2.000 crianças do sexto ano (antiga 5ª série) serão contempladas além de estudantes da rede pública da zona rural de Ipatinga. A primeira palestra aconteceu na Escola Municipal João Reis, no bairro Limoeiro, onde mais de 100 crianças ouviram a palestra do documentarista durante a manhã e a tarde. Nesta terça-feira (28), estudantes da Escola Municipal Evaldo Fontes, no bairro Furquilha, também foram atendidos pelo o projeto.

Fernando Lara e o Sr. Zacarias do Sítio do Zaca, realizadores do projeto Rotas Verdes Brasil na Escola. Foto: Edlayne de Paula
Ao longo da palestra, Fernando Lara mostra aos alunos imagens em vídeos e fotos de animais ameaçados de extinção, registros de todos os biomas brasileiros, incluindo aspectos antropológicos e geográficos, fazendo sempre um paralelo com os aspectos ambientais locais.
Fernando Lara com alunos da E.M. Evaldo Fontes, no bairro Furquilha. Foto: Edlayne de Paula
O documentarista de natureza faz uma palestra interativa, ouvindo sempre a opinião das crianças e levando informação sobre o comportamento dos animais, desmitificando por exemplo, a necessidade de matança de serpentes, dos tubarões e da onça-pintada. “A maioria dos animais não reconhece o homem como presa em potencial, mas há uma série de histórias e mitos que tratam esses bichos como nossos inimigos. É por meio do conhecimento que nos levamos informações para as crianças de como se comportar em ambiente selvagem além de incentivá-los a fazer ações de preservação ambiental”, destaca Fernando Lara.

Por Edlayne de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário:
Deixe aqui seu email: