Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Primeiro dia em Ibitipoca



Cachoerinha no caminho da Janela do Céu em Ibitipoca

Foto: Fernando Lara


Depois de passar por Leopoldina, Juiz de Fora e Santa Bárbara do Monte Verde, Fernando Lara, finalmente chegou ontem (3) a noite a segunda unidade de conservação da Rotas Verdes Brasil: o Parque Estadual do Ibitipoca.  O local fica na localidade de Arraial do Ibitipoca,  em Lima Duarte (MG) na Zona da Mata, bem pertinho de Juiz de Fora e é está sob a gestão do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Nosso documentarista de natureza está bem, mas com um dos olhos inchados. No caminho para Ibitipoca uma abelha entrou por uma fresta no capacete de Fernando e lhe ferroou a pálpebra. Ao chegar na unidade, outra surpresa. No alojamento onde nosso documentarista permanece, outra abelha lhe picou as mãos. Ficaram raivosas por não estarem na lente do nosso documentarista.

Mas a quarta-feira (4) foi de muito trabalho. Fernando produziu imagens do Circuito das Águas. Uma trilha de aproximadamente 5 km (ida e volta) que inclui pontos como o Lago dos Espelhos, a Cachoeira dos Macacos, a Prainha das Elfas e a Gruta dos Gnomos.

Para quem vai para o Ibitipoca, a caminhada é uma ótima opção. O percurso sempre compreende imagens belíssimas de uma vegetação de restingas com flores delicadas e mirantes, típicas de uma região que está entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Grutas e cachoeiras são comuns no parque. As trilhas são todas sinalizadas e rotineiramente há funcionários da unidade orientando os visitantes durante o percurso.

Além do Circuito das Águas, os mais animados podem ir em direção ponto mais alto do parque com 1.722m de altura. No caminho do Pico do Pião, há também as Grutas do Monjolinho e dos Viajantes e as ruínas da Capela de Bom Jesus da Serra. O templo foi uma forma que a Igreja encontrou de marcar território na região que já foi disputada entre a instituição e o Estado, que ganhou o domínio da área. Depois de abandonada, a capela foi destruída por um raio em 1940. Este circuito possui 10km no total.

No caminho mais longo (16 km) está um dos cartões postais do Ibitipoca. Depois de passar pela Cachoeirinha e pela Gruta dos Moreiras está a Janela do Céu. Antes da queda de uma cachoeira, árvores e plantas molduram o céu no horizonte. Uma verdadeira visão do paraíso.

O Parque Estadual do Ibitipoca possui apenas 1.500 hectares, mas é a unidade de conservação mais visitada em Minas Gerais e a terceira do País. Isso se deve a infraestrutura do local que possui restaurante, área de camping, centro de orientação aos visitantes e unidade administrativa. O Arraial do Ibitipoca a 3 km do Parque, também oferece bares, hotéis, pousadas e casas para aluguel.

Informações do Parque Estadual do Ibitipoca: end_of_the_skype_highl(32)3281-1101 begin_of_the_skype_highlighting            (32)3281-1101      end_of_the_skype_highlighting

Por Edlayne de Paula