Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O Brasil da 'Rotas Verdes'

O Brasil e seus contrastes. Uruguaio em uma estância no Rio Grande do Sul.

Em uma grande expedição solitária como a Rotas Verdes Brasil, as pessoas são fantasmas que apóiam, informam e opinam. Desaparecem com um adeus. Mas tenho a certeza de quando elas voltam para o cotidiano de suas vidas já estão marcadas para sempre pelo exercício dessa nova história. 

As rotas não são somente verdes. Cores fortes e poeira são tudo que mais vejo nessas terras de contrastes exagerados. Muito frio e calor. Vida e morte por todos lados. 

Um revólver amostra na cinta de um velho pantaneiro me trouxe a clareza que precisava para entender que, naquele momento, eu acabara de cruzar uma linha do tempo. No passado, todos daquele lugar estavam correndo em busca de um presente melhor.

Caçadores, empresários, fazendeiros, crianças e adultos. Todos que encontrei, sem exceção, estão conscientes e sabem que as nossas riquezas naturais estão findando. Todos estão vendo acontecer, mais poucas pessoas do norte podem ouvir os pedidos de socorro de uma família de graxains envenenada no sul do nosso país.

"No passado, todos daquele lugar estavam correndo em busca de um presente mehor". Imagem de uma índia kadwéu em Bodoquena (MS)
Hoje não existe muito bicho de uma mesma espécie em nenhum lugar. Falar isso é uma ilusão comum e bem difundida. Os bichos são sempre pouco se pensarmos no tamanho de nossas terras, mesmo que sejam vistos com frequência no quintal de sua casa.

Quando o dia fica velho e a noite chega deveríamos realmente agradecer por não morarmos mais nas florestas, pois as onças pintadas estão muito bravas com a gente.  Com os resultados da Rotas Verdes Brasil vamos acalmar esses bichinhos mesmo que tenhamos que enfrentar alguns monstros.

Por Fernando Lara