Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 16 de julho de 2011

Bonito: a cidade de veraneio do MS


Fernando Lara realiza mergulho no Rio Formoso  com equipamento da operadora Bonito Scuba
Bonito parece uma cidade litorânea. Lojinhas de artesanato, turistas com trajes leves e sandálias nos pés, restaurantes que servem peixes se encontram por todos os cantos da cidade. Mas a semelhança não é mera coincidência. Há milhões de anos atrás, toda essa região de transição entre o cerrado e o pantanal já foi o fundo de um oceano.

Isso é o que explica a transparência das águas dos rios e cachoeiras com alto teor de magnésio e calcário que sedimentam as partículas suspensas. Os peixes são vistos até mesmo do lado de fora. Uma maravilha de cores no meio da água doce.

Para conferir ainda mais de perto essas belezas, o documentarista de natureza, Fernando Lara, realizou dois mergulhos na região do entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Aliás, em Bonito existe inúmeras opções para os turistas, com caminhadas, mergulhos e passeios para todos os gostos.

Foto de dentro do Rio Formoso - Foto: Fernando Lara

Rio Formoso
Quem nos apoiou no passeio até o Rio Formoso foi a equipe da operadora da Bonito Scuba que trabalha com os melhores mergulhos na região. Fernando Lara e o instrutor Daian Gregori permaneceram por quase duas horas no interior da água que chega a ter 6 metros de profundidade. Peixes como o dourado, piraputanga, curimbas e lambaris de várias cores, além da flora aquática compõem o visual. Um passeio que vale a pena ser realizado.

Rio da Prata
A expedição Rotas Verdes Brasil também esteve no Recanto Ecológico Rio da Prata. O local é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com cerca de 700 hectares. A coordenadora da expedição, Edlayne de Paula e o documentarista de natureza, Fernando Lara, fizeram o mergulho de flutuação pelo rio Olho D’água e pelo Rio da Prata.

Cardume de dourados, o tubarão da água doce no Rio da Prata
São cerca de 1.800 metros seguindo o curso do Rio. Cardumes de dourados, pacus e piraputangas cruzam nossos olhos em quase todos os momentos. Durante a operação é proibido conversar e tocar com os pés o leito do rio. Dessa forma os sendimentos não escurecem a água e não incomodamos os animais que de vez em quando aparecem na copa das árvores. Essa outra atividade recomendada que pode ser feita até mesmo por quem não sabe nadar.

Águas cristalinas que já foram o fundo do mar
 Até chegar ao leito dos rios, uma caminhada de 15 minutos aquece nosso peito. Por sorte, cruzamos com um veado, jacu, cutia e cateto além de pássaros da região. 

Para conhecer melhor esse passeio visite o site www.bonitoweb.com.br
Mergulhos no Rio Formoso visite o site da Bonito Scuba www.bonitoscuba.com.br

Por Edlayne de Paula

Um comentário:

  1. Fui criada em Aquidauana/MS , hoje estou em Brasília. Aproveitei muito Bonito na época que quase não havia turistas . A parte ruim do turismo é o preço exorbitante que temos que desembolsar em todos os lugares ; restaurantes, hotéis... Mas sem dúvida nenhuma Bonito continua sendo um espetáculo da natureza!

    Sheila Sampaio

    ResponderExcluir

Comentário:
Deixe aqui seu email: