Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 14 de maio de 2011

Os primeiros 1.000km



Olá querido(a) internauta. Tenho certeza que você estava ansioso para ver o primeiro vídeo produzido em campo pelo nosso documentarista de natureza, Fernando Lara, nesta expedição Rotas Verdes Brasil. Nós da Fauna e Flora Documentários também. Então, aí está a primeira parte da mostra de paisagens e belezas do Parque Estadual do Ibitipoca, na Zona da Mata em Minas Gerais.

Já adiantamos algumas informações sobre esta unidade de preservação que é a mais visitada do estado e uma das mais visitadas do Brasil. Nosso documentarista mostra o Pico da Lombada com 1.784m, o ponto mais alto do Parque. As imagens também têm a Cachoeirinha além da Janela do Céu, o visual mais famoso da unidade de preservação. A Cachoeira das Fadas, que está fechada para visitação, e o Circuito da Cachoeira da Pedra Furada, feito com guias, também estão neste vídeo. Vale a pena conferir.

A expedição
Fernando Lara completa, hoje exatamente, duas semanas de estrada. Nosso documentarista de natureza e a sua Honda Bros bicombustível já acumulam mais de 1.000 km de expedição que começou no Leste de Minas, seguiu a Zona da Mata e foi até a Serra do Mar no Rio de Janeiro. A Rotas Verdes Brasil se encontra agora em Paraty, no litoral fluminense - um ponto estratégico para uma operação de mergulho.

Neste período toda a equipe da Fauna e Flora Documentários tem trabalhado dia e noite para a realização do projeto. Tivemos alguns problemas de comunicação, pois em unidades como o Ibitipoca, não há sinal para celular e nem conexão de internet que dê condições de uploads de arquivos de vídeo e foto. Na Serra dos Órgãos, este problema não existia, mas a queda de um poste na região impediu que a conexão estivesse de uma maneira desejável.
No entanto, a produção não pára. Nosso documentarista tem trabalhado exaustivamente na busca das melhores imagens e informações sobre os parques. Algumas surpresas também acontecem. A picada de uma cobra na Serra dos Órgãos acertou a bota de Fernando Lara. A serpente de 1,5m foi tão ágil que nosso documentarista mal teve tempo de ver a sua espécie. Um pequeno susto para nossa equipe. Mas vale lembrar que já são 10 anos de experiência e a segurança é ainda maior quando se tem conhecimento de selva.

A Fauna e Flora Documentários agradece aos gerentes das unidades de conservação: Marcos Vinícius Freitas (Parque Estadual do Rio Doce); João Carlos Lima (Ibitipoca) ; e Leonardo Freitas (Serra dos Órgãos) que carinhosamente receberam a Rotas Verdes Brasil e proporcionaram a estrutura logística necessária para a realização deste projeto.  

Não deixe de nos acompanhar!

Por Edlayne de Paula