Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Nos cânions da Serra Gaúcha

Cânion Itambezinho no Parque Nacional Aparados da Serra na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina

A expedição Rotas Verdes Brasil finalmente chegou a cidade de Cambará do Sul (RS), mais pecisamente nos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As unidades de preservação são conhecidas por 'abrigarem' cânions que chegam a ter mais de 7km de extensão.

Eu, Edlayne de Paula, cheguei a região no último sábado (4) para dar suporte técnico a Fernando Lara, já previsto mensalmente durante a expedição. Transporte de materiais técnicos e formatação de imagens fazem parte dos trabalhos que irei realizar aqui juntamente com o documentarista de natureza.

Fernando Lara e Edlayne de Paula em Aparados da Serra (RS)

As temperaturas em Cambará do Sul são as mais baixas que já suportei e são também uma das mais frias do Rio Grande do Sul. Foram 20 horas de viagem, entre o Vale do Aço e a Serra Gaúcha. Para chegar aqui, me desloquei de ônibus de Coronel Fabriciano (MG) para Belo Horizonte onde embarquei de avião até Porto Alegre. Logo em seguida, viajei de novo de ônibus até Caxias do Sul e de lá até Cambará do Sul. No entanto o mais difícil foi enfrentar 22km entre a rodoviária e a sede do Parque com a Honda Bros com ventos que chegaram a queimar a minha pele. A temperatura naquela hora era de dois graus negativos.

A região, no entanto, é maravilhosa. Além dos cânions, a Serra Gaúcha possui vegetação quase que predominantemente de araucárias. Elas estão presentes ao nosso redor o tempo todo. A unidade de preservação fica na zona rural e por isso internet e telefone celular, por aqui, são artigos de luxo.  Provavelmente teremos uma certa dificuldade em manter nosso site e mídias de relacionamento atualizadas. A internet mais próxima fica a cerca de 30km da sede do Parque. Peço desculpas aos nossos seguidores já com antecipação.

Para os próximos dias estão previstas caminhadas no interior dos cânions. Já estamos prevendo imagens maravilhosas. Ainda ontem, depois de uma chuva que durou quase que o dia todo, um graxaim veio visitar o alojamento onde estamos hospedados e permaneceu por quase meia-hora posando para as lentes de nosso documentarista. Isso já é um sinal que boas imagens virão por aí.

 Por Edlayne de Paula