Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 21 de junho de 2011

Conheça os cânions do Rio Grande do Sul

Os cânions podem ser visitados o ano todo possuindo centro de visitantes e pousadas no entorno dos parques
Visitar os Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral é encantador e estonteante. São dezenas de cânions em uma área de mais de 30 mil hectares de mosaico de matas de araucárias e campos. As duas unidades de conservação estão próximas a Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC) na divisa entre os dois estados. Estão sob uma única gerência e gestão do Instituto de Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Governo Federal. 
Mosaico de campos e mata de araucárias (ao fundo) estão protegidas nos Parnas Aparados da Serra e Serra Geral
O Parna da Serra Geral é na verdade uma extensão do Aparados da Serra, criado em 1959, em parte para preservar as araucárias que estavam sendo devastadas por 9 madeireiras que existiam na região.  A maior parte das árvores são jovens, as antigas foram quase todas retiradas.  O governo do Rio Grande do Sul já havia criado dois anos antes uma área de preservação na mesma região que logo em seguida foi transformada em uma reserva federal.

O Parque Nacional da Serra Geral foi criado em 1992 nos apelos da Rio 92. A criação da unidade de conservação atendeu ao plano de manejo de 84 que pedia a ampliação do Aparados da Serra e que foi feito por um decreto, para fugir de uma consulta ao Legislativo.

Trilha do Boi no interior dos cânions pode ser feita com guias credenciados
Visitação
Cinquenta mil pessoas visitam o Parna Aparados da Serra e outros 30 mil passam pela Serra Geral todos os anos. Os números não são somados porque a maior parte dos turistas visita as duas unidades. Os parques possuem estrutura de visitação com trilhas, centro de visitantes e banheiros. No entanto não há restaurante e nem área de camping. As trilhas podem ser feitas nas bordas dos cânions e no interior deles apenas com guias cadastrados pela gerência dos parques. Também é possível pernoitar nas pousadas, hotéis e casas na região. Para mais informações o telefone de contato dos parques é: (54) 3251-1277 ou 3251- 1262