Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Globo Natureza divulga vídeo da onça-pintada


Os sites G1 e Globo.com veicularam nesta quinta-feira (29) matéria de capa sobre o encontro de Fernando Lara com a onça-pintada. A gravação ocorreu no último dia 17 na APA Maroaga, em Presidente Figueiredo (AM). O local é a 15ª unidade de conservação a ser registrada pelo documentarista de natureza da Fauna e Flora Documentários na expedição Rotas Verdes Brasil. A matéria é uma produção do Globo Natureza. Veja vídeo acima.

Leia matéria do G1 aqui.

Mesmo com a experiência de quem trabalha há 11 anos com documentação de vida selvagem, Fernando Lara afirma que este foi um dos momentos de maior adrenalina de sua carreira. “É ao mesmo tempo aterrorizador e emocionante. Encontrar um animal como este é uma raridade, mesmo entre profissionais que lidam com documentação de vida selvagem. Eu já tive outros encontros com a onça-pintada em expedições anteriores, mas não tão perto. Foram quase cinco meses a procura do maior felino das Américas e o resultado está aí”, afirma. A matéria liderou o ranking de notícias mais lidas do G1 e da Globo.com

Fernando Lara ficou a menos de 5 metros da onça-pintada. A proximidade é tão grande que o felino chega a ameaçar um ataque. O encontro aconteceu quando o chefe da APA Maroaga, Adevane Araújo, recebeu a denúncia de que um fazendeiro estaria colocando armadilhas ao redor de sua propriedade para matar o felino. O animal havia atacado e matado os porcos de sua propridade em dias anteriores, o que segundo o fazendeiro, havia causado grandes prejuízos.

Para impendir que a onça fosse morta, Fernando Lara partiu em direção a APA Marogada, na companhia de Adevane e de um policial militar. Além de deixar claro que é crime matar animais e ainda mais agravante tratando-se de uma espécie em extinção, o grupo sugeriu ao fazendeiro que fizesse o manejo da onça-pintada, na tentativa de afastá-la dos limites de sua propriedade.

Usando um instrumento que imita o esturro da onça-pintada, Fernando Lara seguiu com o grupo pela Floresta Amazônica em busca do animal. Foram cerca de 48 horas a procura do do felino no meio da floresta.

Fernando Lara permaneceu por 48h incursionado na floresta a procura da onça-pintada. Foto: Fernando Lara
Foram momentos de adrenalina. A onça-pintada fica atrás de arbustos observando o grupo. Para se ter idéia do porte de um animal como este, a onça-pintada pode chegar a 150 quilos e 2,5 metros, além de possuir muita agilidade e um ataque mortal.

No calor da hora, o fazendeiro chegou a pedir que o seu funcionário que estava no grupo, atirasse na onça-pintada. Fernando Lara chegou a discutir com o proprietário de terra que chegou a dizer que preferia ser preso a ter que arcar com mais prejuízos decorrentes da onça-pintada. Felizmente, a onça-pintada, após observar o grupo seguiu sua direção. O grupo não foi atacado e a onça-pintada saiu ilesa naquela ação.

Atualizado às 13h36

Por Edlayne de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário:
Deixe aqui seu email: