Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 22 de outubro de 2011

Rotas Verdes Brasil na APA do Delta do Parnaíba

A APA do Delta do Parnaíba é a 18a unidade de conservação da Rotas Verdes Brasil. Foto: Fernando Lara
Durante o processo de escolha das unidades de conservação a serem registradas pela Rotas Verdes Brasil, a Fauna e Flora Documentários colocou como critério a documentação de áreas preservadas que tivessem formações singulares e de grande relevância para o meio ambiente. Assim, não poderíamos deixar de incluir a APA do Delta do Parnaíba, uma área de 318.000 hectares que está sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e que abrange 10 municípios do nordeste brasileiro.

Barco em uma das ramificações da foz em delta do Rio Parnaíba. Foto: Fernando Lara
O Delta do Parnaíba é na verdade a foz do Rio Parnaíba, mas que se ramifica de uma maneira diferente como a que encontramos em outros cursos d'água. A desembocadura acontece em cinco braços que formam uma série de ramificações com 70 ilhas de tamanhos diferentes separadas por diversos canais fluviais. O delta do rio Parnaíba é o único das Américas em mar aberto.  Formações semelhantes estão nos rios Nilo (Ásia) e Mekong (África). O nome delta é uma analogia a letra grega de mesmo nome (Δ).

 
A revoada do bando de guarás vermelhos. Fotos: Fernando Lara
Para resgistrar esta importante formação geológica, Fernando Lara levou a Rotas Verdes Brasil ao maior município do delta, Parnaíba (PI), local onde está instalado o escritório local do ICMBio. Durante a passagem pela unidade de conservação, Fernando Lara registrou imagens incríveis como o vôo dos guarás-vermelhos, os aratus e a vida simples dos pescadores. 

 
A vida pesqueira e um homem tentando apagar um início de queimada. Foto: Fernando Lara
A APA do Delta do Parnaíba abrange três estados. Tem início no município de Paulino Neves, Tutóia, Araiosés e água Doce no Maranhão; passa pelo pequeno litoral do Piauí nas cidades de Parnaíba, Luiz Correia, Ilha Grande de Santa Isabel e Cajueiro da Paria; e termina em Barroquinha e Chaval no Ceará.

 
 
 
Barcos, mangue, aratu e jegues.Nenhum detalhe foge das lentes de Fernando Lara
Sete Cidades

Seguindo estrada, Fernando Lara chegou ao final da tarde desta sexta-feira (21) a 19ª unidade de conservação da Rotas Verdes Brasil: o Parque Nacional de Sete Cidades, no município de Piracuruca (PI). Depois de registrar o litoral nordestino, o documentarista de natureza parte agora  para a caatinga e as formações geológicas da unidade de conservação que lembram faces de pessoas importantes e animais no meio do sertão. Não deixe de acompanhar.

Por questões de logística, a Rotas Verdes Brasil não irá mais passar pelo Parque Nacional do Jericoacoara.

APOIO

Fernando Lara e a equipe da Eco Adventure. Foto: Fernando Lara
Em Parnaíba, não podemos deixar de registrar o apoio do senhor Marcos Fonteles e da equipe da agência Eco Adventure. Para os interessados em conhecer o Delta do Parnaíba e o nordeste, a empresa oferece ótimos serviços e roteiros para as belezas naturais do Piauí, Maranhão e Ceará.
(86) 3323-9595

Também agradecemos o apóio do escritório regional do ICMBio e do alojamento do Ibama.

Por Edlayne de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário:
Deixe aqui seu email: