Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A caminho do Ibitipoca

Foto: Fernando Lara
Fernando Lara saiu no último sábado (30) do Parque Estadual do Rio Doce e ainda não chegou no Parque Estadual do Ibitipoca. O motivo? Uma bateria de entrevistas que o documentarista passou esses últimos dias, principalmente na região da Zona da Mata. E para quem mora no Vale do Aço, amanhã (3), uma matéria com a cobertura do start da Expedição Rotas Verdes Brasil circula no Diário do Aço.

A segunda-feira (2) começou com uma entrevista solicitada pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad/MG) que irá divulgar a expedição do Fernando no informativo interno do órgão. O site Acessa em Juiz de Fora também falou com o documentarista e a matéria já está no ar.

O maior jornal impresso da Zona da Mata, Tribuna de Minas, também fez uma matéria para a editoria do Caderno 2. Ainda esta semana, a TV Panorama, afiliada da Rede Globo em Juiz de Fora, também coloca na pauta a Expedição Rotas Verdes Brasil em sua programação. Mas os ouvintes da Rádio Catedral, já tinham ouvido falar do projeto da Fauna e Flora Documentários, em uma entrevista por telefone, no programa Gente Ativa com Cristiano Balboa no dia 20 de abril.

Histórias no caminho
Depois de sair do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), Fernando Lara pernoitou em Leopoldina (MG) na casa dos tios. Lá descobriu a curiosa história de uma senhora que viveu 111 anos. Dona Carmem Xavier não ficou famosa apenas pela idade, ela também era prima de quarto grau do mártir inconfidente Joaquim José da Silxa Xavier, ‘o Tiradentes’ e era comprovadamente a última descendente a conservar o seu sobrenome. 

D. Carmem da Silva Xavier, prima de Tiradentes
D.Carmem, no entanto, não viveu apenas do parentesco importante, tinha méritos próprios. Formada em psicologia, poetisa, professora de piano e do ensino fundamental, organista e uma das fundadoras, em Leopoldina, da Igreja Metodista, que foi construía no lugar de sua casa, na Rua Manoel Lobato*.

Na estrada
Amanhã, Fernando Lara visita a fábrica SB Pápeis em Santa Bárbara de Minas a 60 km de Juiz de Fora. A empresa é do mesmo grupo da Sucateira Vale do Aço, patrocinadora do projeto Rotas Verdes Brasil. Segundo Alberto Costa, proprietário do empreendimento, existe uma cachoeira dentro das instalações da fábrica. Vamos esperar para ver imagens dessa bela composição.

No mais, estamos emocionados com tanta manifestação de força e carinho dos nossos patrocinadores, apoiadores e seguidores do site. Só pra ilustrar, recebemos por meio da Revista Vitrine, uma mensagem de carinho de Alexandra de Oliveira. Ela mora dentro do Parque Estadual do Rio Doce e levou a filha para o start da expedição. A menina sonha em ser documentarista de natureza, assim como Fernando Lara. 

“Parabéns a você e aos patrocinadores que acreditam que só através de um documentário e uma mobilização desta podemos chegar lá,  fazer a nossa parte .Achei fantástico!Fernando não estou conseguindo te acompanhar pela internet,mas eu e minha filha estamos torcendo por você. Nas minhas orações a noite vou sempre lembrar de você”, diz a mensagem.

É bom saber que nosso projeto, que é realizado de forma tão especial, emociona e influencia aqueles que estão ao nosso redor. Nosso objetivo é despertar o desejo de proteger aquilo que temos de mais precioso, que é o meio ambiente. É por isso que a Fauna e FloraDocumentários não poderia ter um slogan diferente: somos ‘um grupo a serviço do futuro’.

Por Edlayne de Paula

* O trecho e as informações foram retiradas o jornal Leopoldinense com a colaboração de José do Carmo