Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

domingo, 14 de agosto de 2011

A caminho da Amazônia

Fernando Lara segue em direção a Florestal Nacional do Jamari em Rondônia

Fernando Lara e sua Honda Bros bicombustível já estão na estrada a caminho da maior floresta do mundo, a Amazônia. Depois de 12 dias no Pantanal, o documentarista da Fauna e Flora Documentários começou ontem (13) um percurso de 1.300km em direção a Floresta Nacional do Jamari, em Itapuã do Oeste (RO), município que fica há 110km da capital Porto Velho. 

Será a primeira unidade de conservação da Floresta Amazônica a ser registrada por Fernando Lara dentro do projeto Rotas Verdes Brasil. Trata-se do bioma que cobre cerca de 50% do território brasileiro e a maior biodiversidade do mundo, segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Estima-se que 20% de toda água doce do planeta esteja lá.

Fernando Lara irá documentar esta semana uma experiência de exploração sustentável de madeireiras na Floresta Nacional do Jamari que possui 222 mil hectares, das quais 43% estão sob concessão de três empresas que fazem o corte de árvores em um sistema de rodízio.

O sistema funciona da seguinte maneira. A área de concessão da Flona do Jamari está dividida em 30 lotes. A cada ano um destes lotes são explorados com o corte de madeiras. A cada hectare (1hec = 10.000 m2) cinco árvores podem ser retiradas, mantendo desta forma parte da floresta em pé e a preservando a fauna consequentemente.  Quando o 30º lote é explorado, volta-se ao primeiro em um intervalo de 30 anos. Os trabalhos de fiscalização dessa área são realizados pelo governo federal por meio do Serviço Florestal Brasileiro, Ibama e ICMBio.

Fernando Lara já registrou outra experiência como esta em 2008, na Amazônia Boliviana, em uma área chamada de La Chonta, por meio do Instituto Boliviano de Investigação Florestal (Instituto Boliviano de Investigacion Forestal – IBIF). O documentarista de natureza fez um dos trabalhos mais marcantes de sua vida quando permaneceu por quase 40 dias acampado na selva sem nenhum contato com outro ser humano. Na ocasião, Fernando Lara registrou um dos lotes da área de concessão que estava terminando o seu intervalo de 30 anos. 

Estrada
A previsão é que Fernando Lara termine seu trajeto amanhã a caminho da Floresta Nacional do Jamari. Mais uma vez vamos torcer para que tudo dê certo nesta estrada rumo a maior floresta tropical do mundo.

Por Edlayne de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário:
Deixe aqui seu email: