Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 9 de julho de 2011

Fernando Lara no Paraná TV


Matéria fresquinha da Rotas Verdes Brasil passou hoje (9) no Paraná TV (1a Edição), na RPCTV, afiliada Globo no estado. A equipe da emissora divulgou a expedição feita por Fernando Lara que passa esta semana por Foz do Iguaçu, além de mostrar imagens de trabalhos anteriores do documentarista de natureza na África, Pantanal e Amazônia. Assista!

Por Edlayne de Paula

Boas notícias em Foz do Iguaçu


As cataratas do Rio Iguaçu foram bravamente defendidas por Santos Dumont. Fotos: Fernando Lara/FFDoc.

As cataratas do Parque Nacional do Iguaçu (PR) são realmente uma maravilha. Ontem (9), o documentarista da Fauna e Flora Documentários, Fernando Lara, recebeu um presente da equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio): um sobrevôo de helicóptero sobre as águas caudalosas do Rio Iguaçu.
A atividade foi uma ótima oportunidade de fazer imagens de cima do parque que chega a ter 300 saltos de até 72 metros, dependendo da época do ano. Aliás, voar sobre as cataratas nos dá uma ótima oportunidade de falar do pai da aviação, Santos Dumont. Esta grande personalidade fez um esforço enorme para a criação da unidade de preservação e chegou a pressionar o governo estadual, em 1916.  O parque inclusive tem uma estátua em homenagem a ele feita pela empresa aérea Vasp.
Mas Santos Dumont não foi o primeiro. Em 1876, o engenheiro André Rebouças, fez uma proposta de criação de Parque Nacional do Guairá ao imperador Dom Pedro II.  Mas o decreto de criação da unidade só ocorreu em 1939, com a assinatura do presidente Getúlio Vargas.

Apenas 0,3% do Parque Nacional do Iguaçu está aberto para visitação e está sob a concessão de uma empresa privada. Visitação anual chega a 1,5 milhão de turistas

O Parque Nacional do Iguaçu possui uma ótima estrutura de visitação. O vôo de helicóptero feita por Fernando Lara, também é uma das opções que são oferecidas aos turistas que visitam o local. As cataratas abrangem além do lado brasileiro, também a Argentina. Do nosso lado são  185.262,5 hectares, com um perímetro de aproximadamente 420km, dos quais 300 km são limites naturais representados por cursos d'água, sendo que lados brasileiro e argentino têm, juntos, aproximadamente 225 mil hectares.
No entanto, do lado brasileiro, apenas 0,3% está aberta para visitação. Uma empresa, a Cataratas do Iguaçu S/A, possui a concessão para atividades dos visitantes. O Parque Nacional do Iguaçu está sob a concessão federal do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Como já dissemos anteriormente, as cataratas fazem parte do curso do rio Iguaçu. A sua foz está há 18km das quedas d’água e deságua no Rio Paraná. Esse encontro forma a fronteira entre o Brasil, Paraguai e a Argentina. Além de Foz do Iguaçu, a unidade de conservação abrange as cidades de Medianeira, Matelândia, Céu Azul, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Tereza do Oeste, Capitão Leônidas Marque, Capanema e Serranópolis.
Por Edlayne de Paula