Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Rotas Verdes Brasil completa 60 dias de estrada


Dez unidades de conservação. 5.000km de estrada. Mais de 160 cidades percorridas. Este é o balanço da Expedição Documental Rotas Verdes Brasil que completa hoje 60 dias de estrada. Fernando Lara e a Honda Bros bicombustível partiram no dia 30 de abril do Parque Estadual do Rio Doce (MG) para desbravar o Brasil em um percurso que vai popularizar informações de mais de 30 unidades de conservação espalhados por 20 estados. Serão registradas imagens de todos os biomas brasileiros como forma de divulgar e mostrar as belezas naturais e humanas que existem neste país.

Desde a sua saída, Fernando Lara e a Honda Bros já passaram, além do Parque Estadual do Rio Doce (MG), pelo Parque Estadual do Ibitipoca, na Zona da Mata mineira; pela Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ); pela APA Cananéia-Iguape-Peruíbe no litoral sul de São Paulo; Parna Saint Hilaire-Lange, em Matinhos (PR); pelo Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, na Região Metropolitana de Florianópolis (SC); pelos cânions dos Parnas Aparados da Serra e Serra Geral, na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul; pela Estação Ecológica do Taim, no extremo sul do RS; e hoje se encontra nos pampas gaúchos da APA do Ibirapuitã.

A previsão é que Fernando Lara termine a expedição no dia 15 de dezembro deste ano com registros do litoral do Espírito Santo. Mas antes serão filmados e fotografados também as cataratas do Parna do Iguaçu (PR); unidades de preservação do Pantanal, Amazônia e do litoral e interior do nordeste.
O percurso de 18.000km será feito por rota fluvial e terrestre passando por 20 estados brasileiros
Todo material será formatado em um livro digital que será disponibilizado pela internet para livre download. O e-book também será disponibilizado nas versões inglês, japonês, espanhol além do português. A publicação on line terá imagens de animais, plantas, aspectos antropológicos e geográficos e todas as cores que a biodiversidade brasileira pode nos proporcionar.

O livro digital Rotas Verdes Brasil será uma espécie de guia de turismo ecológico com informações de como chegar até as unidades de preservação e poderá ser usado também como guia didático como forma de mostrar as características biológicas e geográficas de cada lugar.

E não deixe de seguir esta estrada junto com a gente.

A Rotas Verdes Brasil é uma realização da Fauna e Flora Documentários em parceria com a concessionária Honda Mavimoto do Vale do Aço.

Por Edlayne de Paula