Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Rotas Verdes Brasil compensa carbono com plantio de árvores

Castanheira do Pará, uma das maiores árvores da Floresta Amazônica podendo chegar a 50 metros de altura. Esta está na APA Maroaga. Foto: Fernando Lara
No Ano Internacional das Florestas, a data de 21 de setembro – Dia da Árvore - deve ser comemorada de forma especial. É por isso que a equipe da Rotas Verdes Brasil tem a satisfação de informar que irá compensar todo carbono emitido pela Honda Bros no percurso de 18.000km da expedição com o plantio de árvores em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF). A proposta faz parte do apóio já formalizado entre o órgão do governo estadual e a Fauna e Flora Documentários e irá garantir que áreas devastadas possam novamente compor um ambiente preservado garantindo um futuro mais saudável para todos.

Fernando Lara usa preferencialmente durante a expedição apenas etanol, combustível mais limpo que chega a emitir até 90% menos gases poluentes do que os combustíveis fósseis. Nossa preocupação com a questão socioambiental se faz presente em todas as fases do projeto, desde a sua criação. Os materiais de escritório usado pela Fauna e Flora Documentários como envelopes, cartão de visita e papeis para impressão são feitos de papel reciclado, uma ação simples mas que pode evitar a derrubada de inúmeras árvores. Parte destes materiais foram feitos pela Gráfica ArtPublish uma das patrocinadoras da expedição e que também possui ações voltadas para o meio ambiente. 

Cemitério de árvores na barragem da Hidrelétrica da Balbina - Foto: Fernando Lara
Com a divulgação das unidades de conservação, temos como objetivo proporcionar o conhecimento e incentivar ações de proteção destas áreas e consequentemente a geração de emprego e renda para a população do entorno. Como exemplo, podemos citar a distribuição de mudas de Palmito Jussara, uma espécie da Mata Atlântica ameaçada de extinção, durante a cerimônia de ‘start’ da Rotas Verdes Brasil realizada no Parque Estadual do Rio Doce (MG). Durante o café da manhã, os convidados degustaram produtos feitos pela agricultura familiar de Marliéria, cidade sede da unidade de conservação. Estas ações foram realizadas com o apóio da Infrater.

Nossos trabalhos são realizados sempre preocupados com a questão ambiental em sua totalidade. Desta forma não poderíamos ter um slogan diferente: Fauna e Flora Documentários – Um grupo a serviço do futuro.