Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

domingo, 11 de setembro de 2011

Rotas Verdes Brasil chega a APA do Maroaga

Fauna e Flora serão documentados mais uma vez na 15a unidade de conservação da Rotas Verdes Brasil. Foto: Fernando Lara
A expedição documental Rotas Verdes Brasil chega ao estado do Amazonas para registrar a 15ª unidade de conservação do projeto: a Área de Proteção Ambiental (APA) do Maroaga. O documentarista de natureza da Fauna e Flora Documentários, Fernando Lara, já está no município de Presidente Figueiredo, na região metropolitana de Manaus, para registrar mais um local de belezas naturais da expedição.


A APA do Maroaga está sob a gestão do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) órgão ligado a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Amazonas que apóia a Rotas Verdes Brasil. Fernando Lara irá trabalhar por cerca sete dias na unidade de conservação que é uma das mais conhecidas em Manaus e possui 374.000 hectares.


Existe uma lenda que Maroaga era um grande cacique da tribo Waimiri-Atroari, cuja tribo hoje tem uma reserva que faz limite com a unidade de preservação. O líder indígena deu muita dor de cabeça aos militares durante a construção da BR 174 que liga o Amazonas a Venezuela. Conta-se que a Caverna Refúgio do Maroaga, era usada como esconderijo pelos índios que eram conhecidos por esquartejarem suas vítimas e logo em seguida jogarem os pedaços entre as árvores. No entanto os fatos nunca foram comprovados.


A Caverna Refúgio do Maroaga é um dos pontos turísticos mais conhecidos da unidade de conservação. Possui mais de 400 metros de túneis e galerias e sua ‘entrada principal’ uma abertura de 30 metros de altura embelezada por um fio de cachoeira que corre em direção aos corredores da caverna. A área de proteção ambiental também é um refúgio de galo-da-serra.