Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Fernando Lara na APA Costa dos Corais (PE/AL)

Fernando Lara registrando a maior Área de Proteção Ambiental marinha do País: a APA Costa dos Corais
Onze municípios em dois estados do litoral nordestino fazem parte da maior Área de Proteção Ambiental (APA) marinha do País e a segunda maior e mais importante barreira de corais do mundo. A expedição Rotas Verdes Brasil registrou a APA Costa dos Corais, uma unidade de conservação com mais de 413.000 hectares com uma imensa biodiversidade que abriga 185 espécies de peixes registradas e animais em risco de extinção como o mero, tartaruga-marinha e o peixe-boi-marinho.

A unidade de conservação se estende por 11 municípios de Pernambuco e Alagoas em uma área de 413 mil hectares. Fotos: Fernando Lara
São 150km de costa que começam no sul de Pernambuco nos municípios São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré e Rio Formoso e se estendem por Alagoas pelas cidades de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São José dos Milagres,Passo de Camarajibe, São Luís do Quintude e Barra de Santo Antônio.

A APA Costa dos Corais foi criada para proteger a segunda maior barreira de corais do mundo. Fotos: Fernando Lara
Sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a APA Costa dos Corais tem como objetivo não apenas garantir a conservação da fauna e flora dos recifes, mas também ordenar para que o turismo, ecológico, científico e cultural, assim como as atividades econômicas e todos os envolvidos, possam exercer suas funções de forma não prejudiciais a essa manifestação tão bela e necessária da natureza. A unidade de conservação também possui projetos de preservação do peixe-boi-marinho, além de trabalhar na proteção dos manguezais.

A APA Costa dos Corais possui um roteiro turístico que inclui 8 municípios e uma vasta rede hoteleira. Foto: Fernando Lara

Mas, infelizmente, a devastação de nossas riquezas naturais atinge também o fundo dos oceanos. Durante os oito dias, Fernando Lara realizou mergulhos na área que abrange as cidades de Maragogi (AL) e Tamandaré (PE). Alguns estudos mostram o branqueamento dos corais e que esta manifestação está associada principalmente ao aquecimento e a acidificação da água do mar.

Praias belíssimas, sossego e tranquilidade. Fotos: Fernando Lara
É necessário preservar. Os corais abrigam cerca de 30% das espécies marinhas existentes no mundo e 65% dos peixes. No entanto, aproximadamente 60% da área de corais existente no mundo está ameaçada, dos quais 10% está irremediavelmente destruída e outros 20% seriamente comprometida. 

Turismo

A APA Costa dos Corais é o oásis no meio do oceano. Piscinas naturais e praias belíssimas esperam os turistas que desfrutam de tranqüilidade e sossego no local. Na região há um roteiro turístico formado por oito municípios (Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Porto Calvo, Japaratinga e Maragogi) com ampla rede hoteleira e atividades de passeios de barco e operações de mergulho.

Pousada Barra Velha em Maragogi. Recomendação da Rotas Verdes Brasil. Foto: divulgação
Na região, o documentarista de natureza ficou hospedado na Pousada Barra Velha, na praia de Peroba em Maragogi. O local fica às margens da rodovia AL-101, a 500 metros da ponte sobre o rio Persinunga, que separa Alagoas de Pernambuco. Um local paradisíaco com densos coqueirais, praia de areia solta e alva, e piscinas naturais de maré baixa e temperaturas agradáveis. A pousada também realiza um trabalho que ensina artesanato a mulheres da região e comercializa os produtos gerando emprego e renda as beneficiadas. Conheça: www.pousadabarravelha.com.br

Mergulho

Impossível não chegar a APA Costa dos Corais e não fazer um mergulho. A indicação da Rotas Verdes Brasil é a operadora Projeto Oceano Mar que realiza operações por toda a região para mergulhadores experientes e amadores, a partir de 5 anos de idade, além de oferecer diversos cursos. Acesse e faça já o seu contato: www.projetooceanomar.com

Por Edlayne de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário:
Deixe aqui seu email: