Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dos Lençóis Maranhenses para o Delta do Parnaíba

Fernando Lara deixa os Lençóis Maranhenses e segue para o Delta do Parnaíba.
A Rotas Verdes Brasil chegou ao final da tarde desta terça-feira (18) a mais uma unidade de conservação da Rotas Verdes Brasil: a Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba. Depois de sete dias no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Fernando Lara, irá registrar mais uma das belezas da Rotas das emoções. Trata-se de um circuito turístico que abrange três grandes paisagens do nordeste brasileiro: os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara. Esta última, pertencente a um Parque Nacional sob a gestão do ICMBio e será a próxima unidade de conservação a ser registrada por Fernando Lara.
Fernando Lara fechou os trabalhos no Parna dos Lençóis fazendo um sobrevôo com a equipe da WM Turismo. Foto: Fernando Lara
Fernando Lara fechou os trabalhos no Parna dos Lençóis Maranhenses com chave de ouro fazendo um sobrevôo com a equipe da WM TURISMO sobre a unidade de conservação. As imagens destacam ainda mais a beleza do lugar que possui uma característica geográfica única e belezas cênicas incomparáveis e deslumbrantes.

O documentarista de natureza se encontra no município de Parnaíba (PI), às margens do rio de mesmo nome, em um alojamento do Ibama. Mas para chegar até lá, não foi nada fácil. O documentarista de natureza percorreu com sua Honda Bros bicombustível 240 quilômetros que levaram quase que todo o dia.

 
O contraste das fotografias em preto e branco revelam o cotidiano da vida dos pescadores nos Lençóis Maranhenses. Foto: Fernando Lara
 O pior trecho foi os primeiros 40 quilômetros entre Barreirinhas (MA) e Paulino Neves (MA) feito em quatro horas. Fernando Lara sentiu o mesmo nível de dificuldade se comparado ao percurso feito pela BR 319, entre Porto Velho e Manaus, no início de setembro. 

O trajeto é de areal, com muitas dunas e de difícil locomoção. Fernando Lara chegou a esvaziar o pneu dianteiro da Honda Bros para 8 libras e o traseiro para 13 libras. O documentarista de natureza também chegou a despachar a bagagem em uma Toyota Bandeirante até Paulino Neves. Mesmo assim foram várias as vezes em que a motocicleta ficou atolada na areia.
Mais uma foto aérea de Fernando Lara no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Para piorar ainda mais a situação o trecho entre Barreirinhas e Paulino Neves é pouco povoado, o que dificultou a obtenção de informação. Fernando Lara se perdeu por algumas vezes o que acabou alongando ainda mais o percurso, que mesmo pequeno, se tornou grande. O sol escaldante a areia quente exigiram ainda mais da disposição física do documentarista. 

Mas a paisagem era maravilhosa, segundo Fernando Lara. Os trechos de praia continuam na Rotas Verdes Brasil. Logo depois de Jericoacoara o caminho será em direção ao interior, mais precisamente ao Parque Nacional das Sete Cidades.

APOIO
No Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses a Rotas Verdes Brasil tem o apoio de:

- Sobrevôo sobre os Lençóis Maranhenses é com a WM TUR


- ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade): órgão gestor da unidade de conservação. 
Escritório local: Rua Cazuza Ramos, 328 – Centro – Barreirinhas. Telefone: (98)3349-1267


-POUSADA DO RIO: a melhor hospedagem de Barrerinhas, às margens do Rio Preguiça e com praia particular. O local ainda oferece apartamentos amplos, unidades adaptadas para portadores de necessidades especiais e um restaurante.
Rua Cazuza Ramos, 700 – Barreirinhas.
Telefone: (98)3349-1255/3349-0056/9132-6448/9606-5038
MSN pousadadorio@hotmail.com
Informações no site: www.pousadadorioma.com.br


-Faça seu roteiro com:
SÃO PAULO TURISMO – Com você nos Lençóis Maranhenses
Rua Antônio Dias, 3 - Centro  - Barreirinhas
Fone/fax : (98) 3349-0079
Celular: Cássia (98) 9128-6646/8852-8945
e-mail: atendimento@saopauloecoturismo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário:
Deixe aqui seu email: