Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 24 de maio de 2011

O mar de montanhas da Serra dos Órgãos

Uma mão fechada com o dedo indicador apontando para o céu. Este é o Dedo de Deus
A expressão mineiramente conhecida como ‘mar de montanhas’ pode ser facilmente aplicada as curvas generosas da geografia do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A terceira unidade de preservação no caminho da Rotas Verdes Brasil, possui 20.024 hectares e está localizada na Serra do Mar, mais precisamente nas cidades de Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim e Magé no estado do Rio de Janeiro.
Criado oficialmente em 1939, pelo então presidente Getúlio Vargas, a Serra dos Órgãos já havia provocado o encantamento em autoridades bem antes da República. Dom Pedro I quando se instalou em Petrópolis, com todo o seu Império, mandou comprar as terras por lá para instalar a realeza.

Existem mais de 460 espécies de aves catalogadas no Parna Serra dos Órgãos
Com temperaturas mais brandas que as do Rio de Janeiro, os homens do Império, a medida que iam desbravando as terras, davam nomes a cadeia de montanhas da área de preservação. A Serra dos Órgãos, por exemplo, tem a forma dos tubos do instrumento musical de mesmo, muito comum nas catedrais da Europa. Além dessa forma, também foram batizados o ‘Dedo de Deus”, que parece uma mão fechada com o dedo indicador apontando para o céu; as pedras do Sino, do Garrafão, da Cruz, Cara de Cão, entre outras.
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma das primeiras unidades de preservação do País e tem uma belíssima infraestrutura para atender turistas com todos os fôlegos e idade. O Parna possui mais de 130 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade. Entre elas vale destacar a trilha suspensa que tem acesso para cadeirantes e a travessia Petrópolis e Teresópolis com mais de 30km de extensão feita no percurso médio de três dias.
Os primeiros desbravadores do Dedo de Deus. Foto: Reprodução
Montanhismo
O Dedo de Deus é símbolo do Montanhismo Brasileiro e o marco inicial deste esporte no Brasil. Há quase 100 anos, cinco homens de grande coragem e curiosidade escalaram as montanhas de natureza divina. Eles eram o ferreiro José Teixeira Guimarães e o caçador Raul Carneiro, além dos irmãos Acácio, Alexandre e Américo Oliveira que alcançaram o topo do Dedo de Deus.
Eles contaram também com a preciosa colaboração do menino João Rodrigues de Lima, que percorria diariamente a longa subida até a base da escalada, levando comida para o grupo. A experiência aconteceu em 2 de abril de 1912.
A unidade administrativa do Parna Serra dos Órgãos fica localizada em Teresópolis, mas o parque também possui sedes em Petropólis e Guapimirim. O telefone de contato é (21)2152-1100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário:
Deixe aqui seu email: