Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Fernando Lara no Pantanal

Tuiuiú do Pantanal no Sesc Pantanal. Foto: Fernando Lara
Os trabalhos de documentação de um dos biomas mais ricos em termo de biodiversidade já começaram. O documentarista de natureza da Fauna e Flora Documentários está desde sábado fotografando a fauna, flora e as belezas naturais do pantanal matogrossense. Os trabalhos são realizados dentro e com o apóio da RPPN Sesc Pantanal, a maior unidade de conservação em área privada com Brasil com 107.000 hectares, localizada em Poconé, próximo a capital Cuiabá (MT).

Neste post, já podemos ver os resultados deste trabalho: jacaré preto, cervo e o tuiuiú do pantanal. As fotos foram encaminhadas esta tarde por Fernando, por meio do acesso pelo celular com antena. Estes dias, nosso contato tem sido uma vez por dia já que o documentarista encontra-se em um lugar inóspito, característico do pantanal. 

Jacaré preto nas águas do pantanal matogrossense. Foto: Fernando Lara
Mas Fernando Lara está mesmo é a procura da onça pintada na área do Sesc Pantanal. Neste domingo (31), o documentarista, acompanhado do mateiro Joaquim José Xavier, percorreu as margens do Rio São Lourenço. Ao som de um esturrador, que ao ser usado imita o som das onças, Fernando Lara passou de 16h até 1h a procura do animal. As onças pintadas possuem comportamento crepuscular-noturno, por isso são encontradas mais facilmente a noite. Os trabalhos continuam até esta quarta-feira (3). Vamos torcer para que Fernando Lara traga esta bela surpresa para a Rotas Verdes Brasil.

Para quem não sabe, a onça pintada está no topo da cadeia alimentar e é um animal em risco de extinção. É um mamífero de grande porte, de corpo robusto, musculoso e compacto que pode chegar a 2,41 m de comprimento e 158kg. A coloração do pêlo é amarela ou castanha com rosetas escuras de tamanhos distintas. As onças pretas, são animais com alteração genética e possuem o melanismo.

Cervo do pantanal - Foto: Fernando Lara
As onças pintadas são extremamente territorialistas e vivem a maior parte do tempo solitárias.  A área de vida destes animais pode chegar a mais de 140 quilômetros quadrados. Por isso a devastação das áreas onde ela permanece é uma das grandes causas da extinção, porque diminui conseqüentemente o número de presas, que incluem queixadas e capivaras.
Outra grande causa do fator de risco de extinção da onça pintada é a caça ilegal. Recentemente a imprensa tem noticiado a venda de programas de safáris ilegais no Brasil que possuem como maior produto a onça pintada. A caça de animais é ilegal e deve ser combatida e denunciada.

Por Edlayne de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário:
Deixe aqui seu email: