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quarta-feira, 31 de agosto de 2011

BR 319 – O maior desafio da Rotas Verdes Brasil

Balsa pelo Rio Madeira, em Porto Velho (RO), um dos pontos iniciais da BR 319. Foto: Divulgação
Quem planeja transitar por uma rodovia federal, logo imagina que trata-se de uma BR asfaltada, sinalizada , com postos de atendimentos e cidades ao longo do trecho e postos de gasolina em vários pontos do percurso. Isso é tudo que não tem na BR 319 que passa dentro da Floresta Amazônica e liga as capitais Rondônia (RO) e Manaus (AM). 

O documentarista da Fauna e Flora Documentários, Fernando Lara, irá fazer este percurso de 860 km sozinho, por estrada de terra em péssimas condições, pontes ruins, longos trechos inóspitos sem a presença de um único ser humano e sem nenhum tipo de socorro. 

Fernando Lara irá contar apenas com a coragem que tem, porque nem mesmo os rondonienses e amazonenses passam pela rodovia. Não há carros e nem mesmo linhas de ônibus que transitam por lá. Os pontos com algum morador são pouquíssimos. As pessoas já não se arriscam a morar as margens da rodovia por causa das dificuldades de deslocamento o que impede o atendimento médico, a ida a escola ou mesmo a compra de mantimentos.

Arara Vermelha. Durante boa parte da BR 319, a única companhia de Fernando Lara serão os animais da Floresta Amazônica. Foto: Fernando Lara
A BR 319 é o percurso mais difícil da Rotas Verdes Brasil e que têm trazido uma grande expectativa para a equipe da Fauna e Flora Documentários.  Fernando Lara já iniciou a primeira parte do percurso ontem (30) depois de finalizar os trabalhos na Floresta Nacional do Jamari. A rodovia começa em Porto Velho, passando de balsa pelo Rio Madeira - o principal afluente do Rio Amazonas - e seguindo 200km até Humaitá já no estado do Amazonas, o maior município da BR 319, com cerca de 45 mil habitantes. 

A Honda Bros passa por nova revisão, com troca de pneu e óleo, como medida preventiva antes de entrar novamente pela rodovia.  Nesta quinta-feira (1), Fernando Lara ainda irá percorrer 23km pela Transamazônica antes de entrar novamente pela BR 319. A parada também é estratégica para reserva de combustível, de alimentos e concentração como preparo psicológico. Neste percurso todas as precauções são necessárias já que em uma rodovia como esta tudo pode acontecer. 

Quer saber por quê a BR 319 é uma das piores rodovias para se transitar no Brasil? Aguarde, isso é assunto para o próximo post. 


Por Edlayne de Paula

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