Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 7 de maio de 2011

Mergulhar é preciso

Fernando Lara ao lado da sinalização internacional que simboliza o mergulho

Peixes coloridos, corais, rochas, embarcações submersas, estrelas do mar. É infinita a biodiversidade e as surpresas que o mergulho pode nos proporcionar. Com o objetivo de registrar todos os biomas brasileiros, a Fauna e Flora Documentários não poderia deixar o bioma ‘marinho’ de fora da Rotas Verdes Brasil. É por isso que durante estes 8 meses, Fernando Lara também irá mostrar as belezas que existem neste lugar que nos tira o ar, tamanha é a sua beleza.

Durantes os trabalhos de pré-expedição, Fernando Lara, foi até a Guarapari (ES), mas precisamente na operadora e escola de mergulhos Atlantes que realiza mergulhos no Espírito Santo e no mundo e ainda capacita profissionais para a prática deste esporte tão fascinante. A empresa é uma das apoiadoras da Rotas Verdes Brasil e irá capacitar o repórter cinematográfico da equipe Regiano Caju (Vídeo Plus) para também registrar a vida por debaixo d’água.

Estrela do Mar fotografada por Fernando Lara durante o treinamento com a Atlantes
Para quem não sabe, nosso documentarista de natureza é mergulhador com habilitação internacional da PADI (Professional Association of Diving Instructors), avançado em águas abertas (Advanced Open Water Diving), com especialidade em documentação fotográfica e em vídeos subaquáticos.
Durante a passagem da Fauna e Flora Documentários na Atlantes, nosso documentarista fez mergulhos pelas Ilhas Rasas e pelo naufrágio do navio Bellucia. A embarcação está embaixo d’água desde 1903. Vinha de Santos (SP) com uma carga de café quando se chocou com uma baixa submersa próximo as ilhas rasas. Numa tentativa de desencalhar o navio, foi retirada a carga. No entanto a ação foi em vão. As variações de corrente e maré acabaram partindo a embarcação ao meio. O mergulho nessa área chega a uma profundidade de até 27 metros. 

Na ocasião Fernando registrou imagens da embarcação e de toda a vida marinha. Além disso, encontrou com uma outra expedição chamada “Mergulhando na Estrada”. Duas mulheres, Júlia Dranger e Camilla Bellini, estou percorrendo o litoral brasileiro catalogando todas as operadoras de mergulho do País, num percurso de 5 meses em mais de 9.000km de estrada. 
Camilla Bellini e Júlia Dranger da expedição Mergulhando na Estrada
Mergulho no Vale do Aço

Para ampliar a oportunidade de conhecimento deste universo tão interessante, a Fauna e Flora Documentários juntamente com a Atlantes irão oferecer um curso de mergulho no Vale do Aço. Para isso estamos fazendo um cadastro de interessados.

O curso oferece estudo a distância com apostilas e DVDs, que podem ser feitos dedicando uma hora por dia durante uma semana, além de duas aulas práticas de 4h cada, com um instrutor de mergulho em uma piscina. 

A terceira parte do curso é ainda melhor. Todos os alunos poderão ir até Guarapari, de acordo com a disponibilidade de cada um, para fazer quatro mergulhos na mais rica biodiversidade de peixes recifais do Brasil (reconhecido no XII Encontro Brasileiro de Ictiologia).

Para fazer o curso, o aluno não precisa saber nadar. Deve ter mais de 12 anos e boa saúde. Os interessados devem deixar e-mail no comentário deste post ou escrever para contato@rotasverdesbrasil.com.br

Não deixe de conferir:

Por Edlayne de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário:
Deixe aqui seu email: