Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bate-papo com os animais

A F&F Documentários utiliza pios de vocalização para atrair animais
 sem a necessidade de captura

Fazer registros de animais selvagens não é tarefa fácil, principalmente dentro de florestas e matas fechadas. É por isso que a Fauna e Flora Documentários utiliza diversas técnicas para atrair animais, sem a necessidade de captura, produzindo fotografias com aproximação máxima e com segurança.

Para facilitar esta aproximação, o documentarista de natureza e fundador do grupo F&F Documentários, Fernando Lara, utiliza uma série de técnicas. O silêncio dentro das florestas é imprescindível.

A Fauna e Flora Documentários foi presenteada, esta semana, por alguns instrumentos belíssimos e que serão de grande utilidade o para Fernando Lara durante a expedição. Uma caixa com 17 pios de vocalização usados para atrair pássaros de diversas espécies foi cedida carinhosamente pelo secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Ipatinga, Marcos Sena.

Os instrumentos são confeccionados pela fábrica de pios de aves Maurílio Coelho em Cachoeiro de Itapemirim (ES). A empresa existe desde 1903 e possui pios para atrair mais de 30 pássaros, entre eles o jacu, turumim, marreco, inhambu, codorna e jaó.

Antigamente estes instrumentos eram por caçadores, mas na F&F Documentários nós utilizamos os pios para atrair os animais e fazer registros de suas imagens. O nosso documentarista de natureza, Fernando Lara, é especializado em usar estas e outras técnicas de caça sem utilizar captura.

Além dos pios que foram cedidos por Marco Sena, Fernando Lara também produz - a partir de cascas de frutos, bambus e outros materiais encontrados na floresta - instrumentos de vocalização de onça pintada, anta, jacaré, entre outros. Tudo para produzir as mais belas imagens da vida selvagem.

Falta pouco para embrenharmos na floresta.

Por Edlayne de Paula

2 comentários:

Comentário:
Deixe aqui seu email: