Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Rotas Verdes Brasil chega na Floresta Nacional do Jamari (RO)

Fernando Lara percorreu 620km cruzando todo o estado de Rondônia. Foi o maior trajeto em sua Honda Bros feita em um único dia
O documentarista de natureza da Fauna e Flora Documentários, Fernando Lara, já está documentando a maior biodiversidade do mundo: a Floresta Amazônia. Ele e sua Honda Bros chegaram ontem a Itapuã do Oeste (RO), mais precisamente no alojamento da Floresta Nacional do Jamari sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O percurso entre Vilhena (RO) e Itapuã do Oeste (RO) foi bem puxado. Foram 620km de estrada, passando pela BR364, cruzando todo o estado. Foi a maior quilometragem feita por Fernando Lara e sua Honda Bros em um único dia, dentro da expedição Rotas Verdes Brasil. Cerca de 9 horas e meia de estrada on e off road.

Os trabalhos tiveram início hoje dentro da unidade de conservação. O documentarista de natureza irá registrar a Floresta Nacional do Jamari sob a pespectiva de um projeto que realiza concessão para exploração legal de madeira por meio de um manejo que mantém a floresta de pé.

Todo o processo é feito obedecendo a Lei Federal 11.284/06 que trata da gestão de florestas públicas. Há três empresas trabalhando na Floresta Nacional do Jamari. A escolha, feita por meio de um processo de licitação, obedeceu a critérios que incluíram a redução de danos a florestas e benefícios para a população local como o processamento local da madeira e a geração de empregos na região. Os moradores do entorno também são beneficiados tendo garantido o acesso a área de concessão para a coleta de produtos não madeireiros, considerada essenciais para a subsistência dos mesmos, além da coleta de sementes para a produção de biojóias. 

Fernando Lara está sem contato por celular. A equipe da Fauna e Flora Documentários aguarda um telefone do documentarista de natureza hoje para nos informar como foi o seu primeiro dia, na expedição Rotas Verdes Brasil, na Floresta Amazônica.

Aguardem! Esta estrada ainda tem muito para nos mostrar.

Por Edlayne de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário:
Deixe aqui seu email: