Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

domingo, 21 de agosto de 2011

Finalmente em Rondônia

Fernando Lara avistou uma harpia no caminho até Vilhena e não perdeu a oportunidade de registrar essa ave de rapina.

O documentarista de natureza da Fauna e Flora Documentários, Fernando Lara, e sua Honda Bros já estão em Rondônia. Depois de alguns dias fazendo manutenção na motocicleta na concessionária Honda Cometa em Pontes e Lacerda (MT), o destino agora é seguir até Itapoã do Oeste para registrar as belezas naturais da Floresta Nacional do Jamari em plena Floresta Amazônica.

Serão quase 600km entre Vilhena, onde Fernando Lara pernoitou neste sábado(20), e a unidade de conservação seguindo pela BR 364. Segundo informações de sites oficiais e de planejamento de rotas, a rodovia está em bom estado, havendo apenas um trecho entre os municípios de Ji-Paraná e Presidente Médici em condições ruins, o que vai exigir um pouco mais de atenção de Fernando Lara.

Em Itapoã do Oeste, servidores do Instituto Chico Mendes dePreservação da Biodiversidade (ICMBio),  do Serviços Florestal Brasileiro e de uma das concessionárias que fazem a exploração de madeira na unidade de conservação, já aguardam Fernando Lara para início dos trabalhos.

A expectativa é boa. Fernando Lara está ansioso para conhecer a experiência brasileira de sustentabilidade de corte de madeira que mantém a floresta em pé e com toda a sua biodiversidade de fauna e flora. Vamos aguardar para saber os resultados deste projeto implantado em uma floresta nacional.

Harpia
A Harpia é conhecida pela caça principalmente por pegar animais grandes como macacos e coelhos

No percurso entre Pontes e Lacerda (MT) e Vilhena (RO) uma surpresa agradável. Fernando Lara avistou uma harpia (ou gavião real) e imediatamente parou sua Honda Bros para fazer fotos dessa ave de rapina que é uma das maiores do mundo, chegando a ter 2,5m de envergadura.  É um animal muito conhecido pela caça. Por causa de suas garras muito compridas pode pegar animais silvestres como macacos, preguiças e porco-espinho.

Amanhã teremos mais novidades. Continue nesta estrada junto com a gente.

Por Edlayne de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário:
Deixe aqui seu email: