Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Rotas Verdes Brasil na Estação Ecológica do Seridó (RN)

A caatinga é o único bioma do país genuinamente brasileiro. Foto: Fernando Lara

A cobra-cipó-marrom tem a cor da caatinga. Passeando pelos galhos retorcidos das árvores secas, a serpente pode passar despercebida por causa da camuflagem quase perfeita. A coloração e o corpo fino e longo, que pode chegar a 1,20m de tamanho, pode ser uma surpresa no meio do caminho de quem percorre a Estação Ecológica do Seridó, no município de Serra Negra do Norte (RN). Fernando Lara não perdeu a oportunidade de registrar o flagrante de um ataque da serpente.

A Estação Ecológica do Seridó é um laboratório de pesquisa a céu aberto. Foto: Fernando Lara

São 1.166 hectares de área protegida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O local era a sede de uma fazenda até 1982 e é usado atualmente como um grande laboratório de pesquisa a céu aberto. A unidade de conservação não está aberta a visitação com fins de ecoturismo.

Cobra-cipó-marrom camuflada na caatinga. Uma adaptação da cobra-cipó de cor verde da Mata Atlântica   Fotos: Fernando Lara

Além da cobra-cipó-marrom, o documentarista de natureza da Fauna e Flora Documentários, não perdeu a oportunidade de registrar a plumagem do cardeal ou galo-de-capina além do sabiá-laranjeira que ecoou seu canto me meio a floresta de galhos retorcido. Outras espécies como raposa, gato-maracajá, tatus, cotias, mocós e preás também são encontradas da Estação Ecológica do Seridó.

Sabiá-laranjeira. Foto: Fernando Lara
A caatinga é o único bioma do País considerado genuinamente brasileiro. É caracterizado por um clima quente e semi-árido e chuvas que se concentram em um período de três a seis meses por ano. Por causa disso, as árvores possuem estaturas baixa, são secas, possuem pouca folhagem e são mais espaçadas uma das outras.

Cardeal ou galo-de-capina. Foto: Fernando Lara

Tudo proporciona uma beleza contemplativa admirável. Se em uma Floresta Atlântica de mata primária, há tanto o que ser ver que nossos olhos ficam cegos, na caatinga a luminosidade e os espaços abertos nos mostram o horizonte. A luz do pôr do sol combina com a terra, combina com toda a paisagem.


Por Edlayne de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário:
Deixe aqui seu email: