Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 26 de novembro de 2011

Fernando Lara completa 7 meses na estrada

Depois de percorrer mais de 18.00km pelo País, Fernando Lara volta ao Vale do Aço em 17 de dezembro. Foto: Edlayne de Paula
A estrada está chegando ao fim. Fernando Lara, o documentarista de natureza da Fauna e Flora Documentários, completa neste sábado (26) sete meses na expedição Rotas Verdes Brasil. O protagonistas deste projeto já tem data para voltar. Dia 17 de dezembro ele retorna ao Vale do Aço, de onde saiu, depois de sozinho percorrer por quase 8 meses ininterruptos caminhos que poucos são capazes de atravessar.

Neste final de semana, Fernando Lara segue para o Espírito Santo, o 20º estado a ser registrado no projeto. Depois de documentar a RPPN Estação Veracel e o Parque Nacional do Pau Brasil em Porto Seguro, a expedição irá para a Floresta Nacional de Rio Preto em Conceição da Barra. A unidade de conservação não é aberta para o turismo, mas é usada para fins de educação ambiental e científico. Antes de chegar ao Vale do Aço, o documentarista ainda passa por Guarapari (ES) e pelo projeto Preserve Muriqui no município de Caratinga (MG)

Fernando Lara está criando uma verdadeira enciclopédia com informações e imagens de todos os biomas brasileiros. Todo material informativo da Rotas Verdes Brasil será documentado em um livro digital – o primeiro e-book gratuito sobre unidades de conservação do país, com imagens de animais e plantas, além de belezas geográficas e humanas. Tudo isso em um material didático em quatro línguas: português, inglês, espanhol e japonês.

Além das belezas da fauna e da flora, Fernando tem trazido temáticas importantes no que se refere a preservação ambiental e a conservação de áreas verdes. Entre elas, a preocupação do documentarista de natureza com a devastação que a caça predatória de animais silvestres provoca no meio ambiente. Em um especial produzido recentemente, o documentarista aborda o assunto trazendo um depoimento emocionante e imagens chocantes (não recomendadas para menos de 16 anos) de animais cruelmente sacrificados em função de uma prática ainda comum no Brasil.


Em um dos grandes momentos da expedição, Fernando Lara conversou com um verdadeiro caçador da Floresta Amazônia. Juvenal dos Santos Faria de 37 anos é a exceção a regra no que diz respeito a legislação brasileira sobre caça no Brasil. Ele possui uma autorização especial para caçar no município onde mora, em Rondônia, porque sua família usa os animais sacrificados apenas para comer. Neste vídeo, Juvenal mostra suas técnicas e fala sobre o seu respeito ao maior predador da floresta, a onça-pintada.


Por falar no maior felino do mundo, não podemos deixar de relembrar aqui o encontro a menos de quatro metros com a onça-pintada. Na tentativa de salvar o grande predador das ameaças de um fazendeiro, Fernando Lara segue para a floresta na tentativa de afastar o animal para áreas mais seguras, quando de repente ela aparece e ameaça um ataque ao grupo.



Veja ainda mais especiais sobre a expedição:






Por Edlayne de Paula