Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Desastre natural destrói comunidades as margens do Parna Saint Hilaire-Lange


A Fauna e Flora Documentários procura, por meio da expedição Rotas Verdes Brasil, documentar o que há de mais bonito nas unidades de preservação do nosso país. Animais, plantas, aspectos geográficos e humanos que enriquecessem a nossa biodiversidade. Mas infelizmente não é só imagens bonitas que nosso documentarista tem encontrado nessa expedição de 18.000km pelo Brasil.

Neste vídeo, gravado no mês de maio, Fernando Lara mostra as imagens impressionantes de um desastre natural ocorrido no litoral do Paraná, mais precisamente no Parque Nacional de Saint Hilaire-Lange com sede do município de Matinhos. ‘As águas de março’, como retrata a trilha inicial das imagens chegaram a 280 milímetros em poucas horas. O resultado foram pedras e enxurrada que rolaram do alto as partes mais íngremes da Serra da Prata destruindo tudo. As imagens mostram ‘manchas’ de erosão em um cenário impressionante. 

Apesar da área preservada, formada principalmente por mata primária, a terra não suportou o ‘peso’ da água da chuva que caiu no dia 11 de março. Além dos deslizamentos da terra, o desastre natural provocou a mudança do curso de um rio que passa dentro do PNSHL.

O vídeo de Fernando Lara ainda mostra os relatos da comunidade de Floresta, em Morretes (PR) localizada às margens dos limites do PNSHL. Até a gravação deste vídeo, a comunidade ainda não tinha luz e os estragos ainda eram visíveis. Um dos moradores relata como foi a destruição e manda um recado. Veja!

Por Edlayne de Paula

A caminho de Parna do Iguaçu: 1ª Parte

Uma fina camada de gelo cobriu o painel da Honda Bros. A temperatura em Santana do Livramento chegou a 3 graus negativos.
O documentarista de natureza da Fauna e Flora Documentários, Fernando Lara, e a sua Honda Bros bicombustível completaram ontem (3) a primeira parte do caminho para o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. Dos cerca de 1.000 quilômetros, já foram completados 450 quilômetros e o pernoite foi na cidade de Cruz Alta no Rio Grande do Sul.

Segundo relatou Fernando Lara, ontem a noite após a sua chegada, o frio foi o principal desafio como já havia previsto. Em Santana do Livramento, na APA Ibirapuitã onde o documentarista fez a sua saída, amanheceu com uma geada forte que chegou a cobrir o painel da motocicleta com uma rasa camada de gelo. A temperatura na madrugada chegou a 3 graus negativos. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o frio continua com temperaturas próximos do zero em toda a região sul, mas sem chuva. O tempo só deve aquecer a partir de domingo (10).


Curiosa imagem registrada no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (SC) por Fernando Lara é capa do Diário do Aço

 Diário do Aço

Para quem leu o Diário do Aço ontem (3), se deparou com uma curiosa foto na capa do jornal. Um pássaro pousa sobre uma capivara enquanto a mesma come no pasto em uma manhã ensolarada. A imagem foi produzida durante a passagem de Fernado Lara no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça, na Região Metropolitana de Florianópolis (SC). Para ler a matéria completa clique aqui

Por Edlayne de Paula