Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Agora é a vez do Pantanal Matogrossense

Fernando Lara e  a Honda Bros bicombustível estão na estrada novamente. O destino agora é o pantanal matogrossense. Foto: Edlayne de Paula
Depois de percorrer o litoral e as áreas de fronteira da região sul e sentir o calor do Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS), o documentarista de natureza da Fauna e Flora Documentários, Fernando Lara, prepara novamente a bagagem e parte juntamente com sua Honda Bros para o Pantanal Matogrossense.

O trecho de aproximadamente 700km será entre o município de Bodoquena (MS) e Poconé (MT) e será feito em dois dias. Fernando Lara parte agora de manhã para cumprir a primeira parte deste trajeto. Vamos torcer para que novamente tudo corra bem e com segurança para o protagonista desta expedição tão importante que é a Rotas Verdes Brasil.

No Mato Grosso, Fernando Lara será recebido pela equipe do SESC Pantanal, a maior unidade de conservação em área particular (RPPN – Reserva do Patrimônio Particular Natural) do Brasil com 107.990 hectares. A área fica entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, entre os rios Cuiabá e São Lourenço.  O SESC Pantanal também é a primeira Reserva Particular do Brasil a ser denominada como Sítio Ramsar, da Convenção Ramsar de Proteção das Zonas Úmidas de Importância Mundial.

O SESC Pantanal será a unidade de conservação que representará o bioma do pantanal no livro digital Rotas Verdes Brasil que será lançado no primeiro semestre de 2012. O local entrará no e-book em substituição ao Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, sob a gestão do ICMBio. Infelizmente, a gerência do Parna não irá nos receber na data agendada devido a  outro evento que ocorre dentro da unidade de conservação. Apesar de termos acertado a passagem de Fernando Lara no Parna do Pantanal com mais de dois meses de antecedência, fomos informados apenas na sexta-feira (22) da impossibilidade do mesmo. A nova data disponível seria apenas na próxima sexta-feira (29) o que atrasaria a nossa rota e comprometeria a qualidade de documentação das próximas unidades de conservação. 

Agradecemos gentilmente a equipe do SESC Pantanal que prontamente atendeu ao nosso pedido. Temos certeza que iremos fazer um ótimo trabalho nesta unidade de conservação.

Para conhecer acesse: www.sescpantanal.com.br

Por Edlayne de Paula