Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

domingo, 17 de julho de 2011

Arara azul, lobo guará e urubu rei no Parna da Serra da Bodoquena

Lobo guará no Parna da Serra da Bodoquena - Foto Fernando Lara
A equipe da Fauna e Flora Documentários, a jornalista Edlayne de Paula e o documentarista de natureza, Fernando Lara, fizeram finalmente o reconhecimento das áreas do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Nesta sexta-feira (15) e sábado (16), durante todo o dia os profissionais foram acompanhados pelo chefe substituto e analista ambiental do ICMBio, José Guilherme, nas áreas que serão os locais de visitação de turistas.

O Parna da Serra da Bodoquena ainda não está aberto para visitação. Aliás, em Bonito (MS), poucas pessoas sabem da existência da unidade de preservação que tem um pouco mais de 74.000 hectares. O escritório do ICMBio fica em Bonito e tem apenas dois servidores: o chefe e o chefe substituto que fazem todo o trabalho de fiscalização e administrativo.

Por três vezes fomos presenteados com a presença da arara azul
Durante os trabalhos Fernando Lara e Edlayne de Paula fizeram o reconhecimento de duas áreas: o buraco do Taquaral margeando o rio que tem o mesmo nome e a outra no sumidouro o rio Perdido. Este último possui uma beleza estonteante com cachoeiras que formam um canal d’água que some literalmente por um buraco no chão.

Gavião Caboclo - Parna da Serra da Bodoquena - Foto Fernando Lara
Mas o que mais impressionou mesmo foi a fauna deste lugar. Por três vezes casais de araras azuis cruzaram o caminho da equipe. Ariscas, estes animais estão sempre em dupla e chegam a ter tamanho de até 75cm. A comunicação que elas fazem chegou a dar a impressão que estavam brigando. Esta espécie está “criticamente em perigo” segundo a lista de animais em ameaça de extinção do ICMBio, por fatores como degração do habitat e tráfico ilegal.
Imponente o urubu aparece na Trilha do Taquaral
Outro animal em ameaça de extinção em alguns estados e que encontramos nos limites do Parque Nacional da Serra da Bodoquena foi o urubu rei. Imponente e com penas que parecem as vestimentas de uma autoridade real. Uma curiosidade desta ave é que ele possui a plumagem negra até os 4 meses de idade e só depois vai adquirindo coloração. 

Por fim a equipe encontrou um lobo guará. Uma cena impressionante e muito rara. O animal de porte grande se deixou fotografar e caminhou vagarosamente pelos campos. Hoje, a equipe sai de Bonito em direção ao município de Bodoquena registrar as belezas do Parque naquela região. 

Por Edlayne de Paula