Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 15 de outubro de 2011

Rotas Verdes Brasil no Parna Lençóis Maranhenses

Um olhar sobre os Lençóis Maranhenses. Foto: Fernando Lara
Os registros do documentarista de natureza da Fauna e Flora Documentários, Fernando Lara e sua Honda Bros bicombustível finalmente chegam ao nordeste do País. A Rotas Verdes Brasil se encontra esta semana no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), uma área de 155 mil hectares das quais 90 mil hectares (58%) são de dunas e lagos de água doce.

O Parque dos Lençóis Maranhenses é uma mistura de deserto e oásis que produzem belezas cênicas admiradas por turistas de todo o mundo. As dunas podem chegar a 40 metros de altura e em alguns pontos são intercalados por porções de água formadas pela chuva. Nos lagos dá para tomar banho e pescar.

Mesmo em um período de seca, Fernando Lara registra imagens espetaculares em um local que mistura cenas de deserto e oásis. Fotos: Fernando Lata
Estamos em outubro, mês de início da seca nos Lençóis Maranhenses que se estende até abril. Mesmo assim, Fernando Lara produz imagens incríveis deste espetáculo da natureza. O documentarista de natureza registra a unidade de conservação em contrastes que intercalam a cor arenosa das dunas, com o tom azulado das águas destacando o céu ora ensolarado, ora nublado do Parque Nacional.

Cajueiro, típico da região. Foto: Fernando Lara
Além das belezas naturas, Fernando Lara também registra as riquezas humanas do Maranhão. As casas de pau a pique, a vida simples das comunidades, o transporte que dispensa o ronco dos motores e usa o lombo amigo dos animais.  Tudo isso emoldurado por um universo antropológico único, encontrado apenas nesta região e registrado pelo olhar atento e experiente de Fernando. 

 
O olhar atento e experiente de Fernando Lara registra o cotidiano de vida simples no Maranhão. Fotos: Fernando Lara
Para registrar estas maravilhas da natureza é preciso andar muito. Fernando Lara faz pousada no município de Barreirinhas, considerado o portão de entrada dos Lençóis Maranhenses. A unidade de conservação ainda abrange as cidades de Santo Amaro e Santa Cruz (MA). Parte das imagens, também foram feitas durante o percurso de 1.000 quilômetros  entre Belém e Barreirinhas, já no estado do Maranhão.

 
 

Transporte feito em um andar vagaroso ou no lombo amigo dos animais. Foto: Fernando Lara
Para chegar as dunas, o acesso só pode ser feito pelo Rio Preguiças e por jipe. O percurso leva no mínimo 1h30.  O acesso ao Parque Nacional só pode ser feito com veículos e guias credenciados pelo ICMBio, em Barreirinhas.  Os interessados em visitar a área da unidade de conservação em veículos do particulares deve pedir autorização no escritório a administração da unidade de conservação no endereço que consta abaixo.

Entre os atrativos que se destacam no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses estão Lagoa Azul; Lagoa Azul-Bonita; Lagoa da Esperança; Lagoa da Gaivota; Queimada dos Britos/Baixa Grande; Atins e Foz do Rio Negro.



Os Lençóis Maranhenses faz parte da Rotas das Emoções que agrega ainda o Delta do Parnaíba e Jericoacoara. Estes dois lugares também estarão na Rotas Verdes Brasil. Fotos: Fernando Lara
Os Lençóis Maranhenses faz parte do Roteiro das Emoções juntamente com a APA do Delta do Parnaíba (MA/CE/PI) e o Parque Nacional do Jericoacoara (CE). Estas duas unidades de conservação também estão na listas de áreas preservadas que serão registradas pela Rotas Verdes Brasil.

APOIO
No Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses a Rotas Verdes Brasil tem o apoio de:

ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade): órgão gestor da unidade de conservação. 

Escritório local: Rua Cazuza Ramos, 328 – Centro – Barreirinhas. Telefone: (98)3349-1267

---
POUSADA DO RIO: a melhor hospedagem de Barrerinhas, às margens do Rio Preguiça e com praia particular. O local ainda oferece apartamentos amplos, unidades adaptadas para portadores de necessidades especiais e um restaurante.

Rua Cazuza Ramos, 700 – Barreirinhas.
Telefone: (98)3349-1255/3349-0056/9132-6448/9606-5038
MSN pousadadorio@hotmail.com
Informações no site: www.pousadadorioma.com.br

----
Faça seu roteiro com:
SÃO PAULO TURISMO – Com você nos Lençóis Maranhenses
Rua Antônio Dias, 3 - Centro  - Barreirinhas
Fone/fax : (98) 3349-0079
Celular: Cássia (98) 9128-6646/8852-8945
e-mail: atendimento@saopauloecoturismo.com

Por Edlayne de Paula