Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Rotas Verdes Brasil chega a Rebio do Uatumã

Galo-da-Serra foi um dos últimos registros feitos por Fernando Lara na APA Maroaga (AM). Foto: Fernando Lara
A Expedição Documental Rotas Verdes Brasil já está na Reserva Biológica (Rebio) do Uatumã, unidade de conservação sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação daBiodiversidade (ICMBio). São 938.720 hectares, uma área equivalente ao estado de Santa Catarina, entre os municípios de Presidente Figueiredo, São Sebastião do Uatumã e Urucá, no estado do Amazonas. Esta unidade representa a maior área de preservação da Rotas Verdes Brasil e é também a maior Reserva Biológica do país. Os registros em Uatumã começaram na última sexta-feira (23).

Depois de passar 11 dias na APA Maroaga (AM), onde fez imagens exclusivas da onça-pintada, Fernando Lara segue com os trabalhos de documentação da flora, fauna, aspectos antropológicos e geográficos da Floresta Amazônica. Os contatos com a base da Fauna e Flora Documentários estão sendo feitos nos últimos dias por meio de um telefone satelital pra própria Rebio.

Fernando Lara inicia hoje (26) área chamada Pitinga dentro da Rebio do Uatumã. Trata-se de uma região de mata primária quase intocada pelo homem onde será possível encontrar árvores centenárias e fauna ainda mais diversificada. No entanto, por se tratar de uma região isolada, o acesso é ainda mais difícil e o socorro também. 

Do escritório da Rebio Uatumã em Vila Balbina, no município de Presidente Figueiredo são oito horas de barco até Pitinga. Fernando Lara ficará acampado por um período de quatro dias.  A atenção é redobrada por causa da malária, picada de cobra e outros perigos que envolvem a selva amazônica. Mas nosso documentarista de natureza não é um principiante, pois já possui a experiência de quem já trabalha em documentação de vida selvagem há 11 anos.

Além do apóio do ICMBio, instituto ligado a Ministério do Meio Ambiente, a Fauna e Flora Documentários continua tendo o apóio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) do Governo do Amazonas que cedeu uma lancha para a realização dos trabalhos. A Rebio do Uatumã entra na Rotas Verdes Brasil em substituição ao Parque Nacional de Anavilhanas que por questões de logística não pode atender as demandas da nossa expedição.

Por Edlayne de Paula