Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 29 de outubro de 2011

Rotas Verdes Brasil no Parque Nacional de Sete Cidades (PI)

O Parque Nacional de Sete Cidades fica em uma área de transição entre o cerrado e a caatinga. Foto: Fernando Lara
O Parque Nacional de Sete Cidades é um daqueles lugares onde a gente percebe que o tempo não para. Na unidade de conservação, localizada entre os municípios de Piracuruca e Brasileira no Piauí, é possível encontrar pessoas, animais e objetos, todos eles petrificados. A ação do vento e da água da chuva moldurou nos afloramentos rochosos imagens que instigam a imaginação.

Há diversos estudos em relação a Sete Cidades. Em um deles um suíço descreve que o parque é a evidência da presença de extraterrestres na Terra. Fotos: Fernando Lara
É um convite a brincadeira. Uma biblioteca, a tartaruga, o buço de Dom Pedro I, o dedo de Deus e até um canhão. São milhares e milhares de anos esculpindo as formas rústicas que nos lembram a perfeição.  O local está sob a administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal ligado ao Ministério do Meio Ambiente. São 6.200 hectares de área protegida na transição entre o cerrado e a caatinga e que ainda reservam belezas naturais como cachoeiras e riachos e pinturas rupestres dividias entre as Sete Cidades de Pedra.

 
São diversas as formas encontradas nas Sete Cidades de Pedra do Piauí. Fotos: Fernando Lara
Para desvendar este ‘conglomerado’ de cidades, alguns estudiosos se esforçaram no descobrimento da origem dos mistérios do Parque Nacional. Em 1928, o austríaco Ludwing Schwennhage, por exemplo, descreveu as ruínas como uma cidade feníncia, que teria sido fundada há 3 mil anos. A partir de suas observações, escreveu o livro Antiga História do Brasil 1.100 a.c a 1.500 d.c. Posteriormente, em 1974, o francês Jacques de Mahieu, considerou Sete Cidades como um estabelecimento fundado por vikings.

Pinturas rupestres também estão presentes em Sete Cidades
Mas a teoria talvez mais curiosa é do  suíço Erich von Däniken, no seu famoso livro Eram os Deuses Astronautas? (Erinnerungen an die Zukunft, título do original em alemão), que  descreveu Sete Cidades como uma evidência da presença da inteligência extraterrestre na Terra.
 
A iguana e o mocó são alguns representantes da fauna típica da região. Fotos: Fernando Lara
O certo é que o Parque Nacional de Sete Cidades é um ótimo local para se visitar.  Fica a 217 quilômetros de Terezina (CE). Há hotéis e pousadas nas cidades no entorno da unidade de conservação e um abrigo-hotel nos limites do parque com 12 apartamentos com ar condicionado e TV. Os interessados em conhecer o local podem fazer contato pelo telefone do ICMBio (86) 3343-1342.

Por Edlayne de Paula