Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

O Projeto

A Fauna e Flora Documentários, em parceria com a concessionária Mavimoto, realiza em 2011 a maior expedição por parques e reservas biológicas do País a bordo de uma motocicleta: a Rotas Verdes Brasil. Durante oito meses, o documentarista de natureza Fernando Lara, fará sozinho, o percurso de 18.000 km, por 20 estados da federação, registrando as belezas naturais de 30 parques e reservas biológicas do País a bordo de uma Honda Bros bicombustível. 

O objetivo principal deste projeto é a produção de um livro digital (e-book) que será disponibilizado gratuitamente pela internet como forma de promover a conscientização ambiental e a importância da preservação das belezas naturais do nosso País. Como forma de antecipar ações de promoção das unidades de preservação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a obra digital será disponibilizada nas versões em português, inglês, espanhol e japonês. Mais que um registro de imagens e informações, a Rotas Verdes Brasil, propõe uma ação que vai além do seu tempo, na defesa de um futuro sustentável para as próximas gerações.
Durante a Rotas Verdes Brasil, você poderá acompanhar aqui o diário da expedição, com informações, fotos e vídeos do dia a dia de Fernando Lara. O documentarista é especializado no rastreamento de animais e irá contar as técnicas de aproximação das mais exóticas espécies da fauna brasileira, quase sempre sem uso de captura.  Sacrifício ou outros meios cruéis de aproximação de animais não serão utilizados. Também não ficarão de fora, imagens de plantas paisagens, e os mais curiosos e variados aspectos antropológicos do País como forma de promoção das belezas humanas do território nacional.
O documentarista                                                           
Fernando Lara tem 30 anos, é natural de Ipatinga (MG) e possui dez anos de experiência na documentação de vida selvagem no Brasil e no mundo. O profissional é fundador da Fauna e Flora Documentários e já trabalhou em boa parte do território nacional, inclusive com expedições pela Amazônia e Pantanal. O documentarista também acumula experiências internacionais em países do continente Africano como Tanzânia, Ruanda, Quênia e Uganda. Entre os trabalhos também estão incursões pela Amazônia da Bolívia em expedições realizadas para o Instituto Boliviano de Investigação Florestal (Instituto Boliviano de Investigacion Forestal – IBIF), além da Amazônia Colombiana.
Fernando Lara também é especializado no rastreamento de animais e isso permite que o profissional consiga imagens com bastante proximidade, quase sempre sem a necessidade de captura. Entre as técnicas conhecidas pelo documentarista estão os pios de vocalização como de pássaros, anta, onça pintada e jacaré.

O profissional também é mergulhador, com habilitação internacional da PADI (Profissional Association of Diving Instructors), avançado em águas abertas (Advanced Open Water Diver), com especialidade em documentação fotográfica e em vídeos subaquáticos.

Veja aqui o portfólio do documentarista 
Acompanhe a expedição Rotas Verdes Brasil 
Conheça a motocicleta


Veja o vídeo de apresentação da Rotas Verdes Brasil