Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

As belezas da APA Maroaga

O piso das cavernas da APA Maroaga funcionam como curso d´água. Foto: Fernando Lara
Mais de 374 mil hectares de muita beleza natural que abrigam a Floresta Amazônica, cavernas e muitas cachoeiras. Assim é a Área de Proteção Ambiental (APA) do Maroaga localizada no município de Presidente Figueiredo há cerca de 100 quilômetros de Manaus. O local é a 15ª unidade de conservação registrada pelo documentarista de natureza da Fauna e Flora Documentários, Fernando Lara, na expedição Rotas Verdes Brasil.

As cavernas que dão nome ao complexo Caverna do Maroaga representam as formações geológicas mais antigas do flanco Norte da Amazônia Brasileira. Seu contexto geológico é um dos mais ricos do ponto de vista da sua diversidade, pois sua formação é única no mundo e é composta por rochas de formação Nhamundá do Grupo Trombetas dos períodos terciário e quaternário. 

Cavernas podem ser visitadas apenas com guias autorizados pelo CEUC. Foto: Fernando Lara
Como informado no post anterior, conta a lenda que Maroaga era um líder da tribo Waimiri-Atroari que na década de 1970 usou uma das cavernas como refúgio na luta de resistência contra a construção da BR 174, que faz limite com a unidade de preservação e liga o Amazonas a Venezuela.

A fauna da APA do Maroga também é bem rica e abriga espécies como a onça-pintada, gato maracajá, lutra, harpia (ou gavião real), guariba, sagui e o galo-da-serra. Uma particularidade da unidade de conservação são os morcegos encontrados em grande quantidade e que contribuem em muito para a diversidade da flora local. Na APA, cerca de 40 comunidades também habitam a unidade de conservação e o turismo é uma das atividades que geram benefícios econômicos à região.

Comunidades da APA Maroaga vivem principalmente do turismo e da economia primária. Foto: Fernando Lara
Para os interessados em conhecer a APA do Maroaga, o acesso pode ser feito por terra.  Sua área inicia no Km 98 e vai até o Km 200 da BR-174. A Caverna do Refúgio do Maroaga, o principal atrativo da APA, localiza-se no Km 08 na margem direita da estrada de Balbina. A entrada da caverna situa-se a cerca de 600m da rodovia, através de trilha aberta em meio à floresta.  No entanto, os interessados devem entrar em contato antes com o chefe da APA do Maroaga, Adevane Araújo pelo telefone (92) 9109-5042.

Transporte fluvial na comunidade Nova União, uma das mais de 40 que vivem nos limites da APA Maroaga. Foto: Fernando Lara

A APA Presidente Figueiredo Caverna do Maroaga está sob a gestão do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), ligado a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Amazonas, que apoia a Rotas Verdes Brasil.

Fernando Lara também recebe o apoio da Pousada das Pedras, onde o documentarista de natureza está hospedado. O local fica na avenida Acariquara s/n, bairro Morada do Sol em Presidente Figueiredo. Telefone: (92) 3324-1296.

Por Edlayne de Paula com informações do CEUC