Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

De Manaus a Belém

Fernando Lara percorre os 1.646 km da Hidrovia Solimões/Amazonas, de Manaus a Belém. Clique para ampliar. Fonte do mapa: DNIT

O documentarista de natureza da Fauna e Flora Documentários, Fernando Lara, segue estrada novamente, ou melhor, segue o rio. O destino da Rotas Verdes Brasil está desde quarta-feira (5) em uma embarcação percorrendo o Rio Amazonas. De Manaus (AM) a Belém (PA) são 1.646 quilômetros em um percurso previsto de cinco dias. Fernando Lara e a Honda Bros bicombustível chegam a capital paraense no próximo domingo (9).

 Este percurso representa o trajeto pontilhado no mapa de rota de 18.000 quilômetros da expedição (Veja aqui).  O trecho de Manaus a Belém faz parte da Hidrovia Solimões/Amazonas e passa por cidades importantes da região Norte no curso do Amazonas como Santarém e Parintins. A rota tem um importante papel no funcionamento da zona industrial da Manaus. Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), só em 2010 foram transportados cerca de 2,2 milhões de toneladas de produtos, nos dois sentidos. Os números representam o maior percentual (32%) de transportes de produtos realizados na região Norte.

Além de mercadorias, o Amazonas transporta pessoas. Fernando Lara já está preparando imagens espetaculares deste percurso. Imagens dos passageiros que dormem em redes, das belezas naturais e humanas e da relação entre a população e maior rio do mundo. Vamos aguardar!

Nordeste
De Belém Fernando Lara segue pela BR 316. Serão 938 quilômetros até Barreirinhas (MA) onde o documentarista de natureza irá registrar as belezas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A unidade de conservação está sob a gestão do Instituto Chico Mendes deConservação da Biodiversidade (ICMBio) e é a primeira da Rotas Verdes Brasil na região Nordeste.

Esteja sempre na estrada com a gente.

Por Edlayne de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário:
Deixe aqui seu email: