Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rotas Verdes Brasil divulga primeira imagem da onça-pintada

Primeira imagem da Rotas Verdes Brasil da onça-pintada, o maior felino das Américas produzida por Fernando Lara. Clique para ampliar.
O documentarista de natureza, Fernando Lara, encaminhou para a base da Fauna e Flora Documentários em Minas Gerais, a primeira imagem da onça-pintada da Rotas Verdes Brasil. O registro faz parte do vídeo que está sendo produzido por Fernando Lara, com exclusividade, mostrando o seu encontro com o felino na APA Maroaga, em Presidente Figureiredo no último sábado (17). O documentarista de natureza ficou tão próximo do animal que o mesmo chegou a ameaçar um ataque. As imagens estarão em breve aqui no site.

Depois de mais de 48 horas no meio da selva amazônica, Fernando Lara, produziu imagens impressionantes deste que é o maior felino nas Américas. Para se ter idéia do seu porte físico, a onça-pintada pode ter mais de 150 quilos e 2,40m de comprimento. A espécie está ameaçada de extinção por causa da caça e da devastação de seu habitat natural.

Vídeo completo com o encontro cara a cara com a onça-pintada

 

Apesar de sua beleza e sua importância biológica para as florestas, a onça-pintada é considerada muitas vezes como inimiga por donos de fazendas e outras propriedades rurais. Devido a diminuição da fauna nas florestas, o que consequentemente diminui a quantidade de presas, este felino tem atacado muitos animais nas fazendas como porcos e outros tipos de gado. No entanto, a localização destas fazendas muitas vezes está nos limites territoriais da onça-pintada.

Fernando Lara vem procurando imagens da onça-pintada desde o início da Expedição Rotas Verdes Brasil no dia 30 de abril. Apesar de ter percorrido áreas de Mata Atlântica, todas elas preservadas, o primeiro encontro do documentarista de natureza com o felino só ocorreu apenas no Pantanal, tamanha é a sua raridade. Apesar de ter ficado bem próximo da onça-pintada, ela permaneceu entre os arbustos o que impediu o registro de sua imagem. Além da Mata Atlântica e do Pantanal, a onça-pintada também pode ser encontra nos biomas do Cerrado, Caatinga e também na Amazônia.

Os trabalhos da Rotas Verdes Brasil na APA Maroaga têm o apóio do Centro Estadual de Unidades de Conservação, órgão ligado a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Amazonas, e da Pousada das Pedras localizada na avenida Acariquara s/n, bairro Morada do Sol – Presidente Figueiredo. Fone (92) 3324-1296

Por Edlayne de Paula