Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

sábado, 17 de setembro de 2011

Fernando Lara retorna ao local onde encontrou onça-pintada

O encontro de Fernando Lara com a onça-pintada na tarde desta sexta-feira (16) por pouco não acaba em morte. No vídeo que já está em fase de finalização, você poderá acompanhar uma discussão entre o documentarista de natureza da Fauna e Flora Documentários e o dono da propriedade, onde foi localizado o animal, que queria sacrificar o felino.  A onça-pintada teria atacado e matado 11 porcos em sua fazenda que fica nos limites da APA Maroaga, em Presidente Figueiredo (AM), na região metropolitana de Manaus.
As imagens registradas por Fernando Lara não mostram apenas a adrenalina de um encontro com a onça-pintada – o maior felino das Américas – mas o conflito existente entre os proprietários de terra e animais de grande porte, como a onça- pintada. Embasados na justificativa que elas trazem grandes prejuízos as fazendas, estes proprietários acabam caçando as onças-pintadas e aumentando consideravelmente os riscos de extinção. 

Fernando Lara está neste momento retornando a fazenda para conversar com o proprietário da fazenda que irá justificar a sua ira e apresentar as suas justificativas em matar a onça-pintada. Serão mais de 50 quilômetros de estrada e duas horas e meia de barco. 

O documentarista de natureza só chegou até o local, depois da denúncia da morte dos porcos e de que o proprietário estaria colocando armadilhas para a onça-pintada. Fernando Lara foi acompanhado de um policial militar e do chefe da APA Maroaga que sugeriram ao fazendeiro o manejo ambiental, na tentativa de afastar a onça-pintada da área e proteger não só o gado, mas o próprio felino.

Próximo da onça-pintada, o fazendeiro chegou a agredir verbalmente Fernando Lara. O documentarista de natureza impediu que um dos funcionários do proprietário de terra atirasse contra o animal. No calor da hora, o fazendeiro chegou a dizer que preferia ser preso a ter que arcar com mais prejuízos decorrentes do ataque da onça-pintada a sua fazenda. O próprio policial militar que acompanhou Fernando Lara durante a ação é um ex caçador de onças e coleciona fotos de carcaças do animal.

Não é raro a morte de felinos selvagens pelas florestas do Brasil como justificativas de proteção. Por outro lado, os próprios animais atacam o gado das fazendas devido a escassez de presas e da diminuição do seu território natural. Uma briga pela própria sobrevivência.

Estes e outros detalhes estarão no vídeo especial sobre o encontro de Fernando Lara com a onça pintada, no meio da Floresta Amazônica, para a Rotas Verdes Brasil. Aguarde!