Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Uma jaracuçu no meio do caminho


Fernando Lara realiza manejo ambiental para salvar um filhote de  jaracuçu
Na última sexta-feira, depois de enfrentar um dia exaustivo organizando a Rotas Verdes Brasil no Vale do Aço, chegou a hora de voltar para o sítio onde moro, na Serra dos Cocais a quase 800 metros de altitude. Lá em cima, uma temperatura amena e um belo copo de água da mina me aguardavam, então peguei a estrada rumo ao meu lar.  Há alguns metros do sítio vi algo na estrada que me chamou a atenção. Parei e dei marcha ré no carro e constatei que se tratava de uma Jaracuçu (Bothrops jaracuçu) - um importante animal da fauna brasileira. Esta é a serpente que melhor se adapta as variações climáticas do Brasil por isso este réptil pode ser encontrado de norte ao sul em nosso território.  
Desci do carro e com o auxilio de um galho guardei o ofídio em uma pequena caixa de papelão, isso para evitar que uma pessoa ou um carro matasse a serpente. Realizei um manejo ambiental utilizando técnicas que venho acumulando ao longo de dez anos de experiência. Não recomendo ninguém a fazer isso. Nestes casos, o certo é deixar que o animal se vá ou em situações extremas acionar a Policia Militar de Meio Ambiente ou Corpo de Bombeiros. É bom lembrar que estes animais são protegidos por lei e matá-los não é opção, é crime.
No dia seguinte, bem cedinho chegou a hora de libertar o pequeno animal, mas antes disso a serpente passou por uma ensaio fotográfico. Neste trabalho que fizemos juntos a jaracuçu deixou sua imagem para Fauna e Flora Documentários trabalhar a conscientização das pessoas sobre a importância de sua espécie para o equilíbrio da natureza. Depois das fotografias busquei um novo lar para nossa amiguinha longe dos animais domésticos e longe dos fazendeiros. Agora ela está em uma floresta onde tem tudo que ela vai precisar para ter uma vida saudável no lugar certo.   
Aguardem a expedição.
Por Fernando Lara

2 comentários:

  1. por favor, mostre os videos tb! E parabéns ao nosso Fernando pelo belo trabalho cultural para o nosso tão maltratado Brasil
    maurcio mendes

    ResponderExcluir
  2. Parabens Fernando pela sua atitude com o animal.
    No dia 17/02/2012, Eu Geraldo e meu amigo Jorge, fomos pedala em uma estrada de terra e avistamos uma mata maravilhosa, e encontramos uma trilha, resolvemos passar por dentro da mata, Eu Geraldo, na frente empurrando a baick e meu amigo Jorge atras, viu uma jaracuçu de + ou - 1.20m, por um trisco que eu pissei nela, mas graças a Deus tudo acabou muito bem para mim e para o animal.

    ResponderExcluir

Comentário:
Deixe aqui seu email: