Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 28 de junho de 2011

Rotas Verdes chega hoje na APA do Ibirapuitã

Fernando Lara enfrenta temperaturas baixas com previsão de geada amanhã na APA ibirapuitã
Mais de 315.000 hectares de um dos mais representativos biomas do Rio Grande do Sul: o pampa gaúcho. É essa vegetação que o documentarista de natureza da Fauna e Flora Documentários, Fernando Lara, irá encontrar na décima unidade de preservação no caminho da Rotas Verdes Brasi: a APA do Ibirapuitã. A pousada será na zona rural de Santana do Livramento (RS) na divisa com o Uruguai. A viagem prevista para ontem (27) teve que ser adiada por causa da chuva e do estado de saúde do nosso documentarista de natureza que se encontrava gripado e febril. No entanto, Fernando Lara já passou por uma avaliação médica ontem para realizar o trajeto.

Depois de 11 dias na Estação Ecológica do Taim, em Rio Grande, Fernando Lara parte em direção a APA Ibirapuitã. São cerca de 450 km de estrada passando  por Pelotas e pela BR 293. A expectativa é que o nosso documentarista e a Honda Bros bimcombustível  cheguem a região no início da noite.

A APA do Ibirapuitã está sob os cuidados do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) que mantém um posto em Santana do Livramento. Fernando Lara ficará hospedado na Estância da Glória Turismo Rural, que está apoiando a expedição Rotas Verdes Brasil, já que a unidade de conservação não possui alojamento e é formada toda ela por propriedades rurais particulares.

Uma das maiores dificuldades deste deslocamento será o frio. Em Santana do Livramento a previsão amanhã é de geada pela manhã com mínima de 3 graus, segundo o INPE. Uma frente fria que chegou ao país nos últimos dias provocou neve na Serra Gaúcho e em outros pontos da região. Fernando Lara fica na região por um período curto, até quinta-feira (30), quando parte para o Parna do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR). O trajeto de quase 1.000km será realizado em dois dias.
Gravação de matéria para a RBS Rio Grande, afiliada Globo com a repórter Thaís Abrão
Afiliada Globo
Estamos também aguardando mais uma matéria de TV sobre a Rotas Verdes Brasil. Na semana passada, a jornalista Thaís Abrão, da RBS Rio Grande, afiliada Globo no Rio Grande do Sul, fez um especial com Fernando Lara na Esec do Taim. As imagens foram gravadas na Lagoa Santa Marta de 9h às 16h. Animais como o cisne do pescoço negro, belezas geográficas do local além da própria Honda Bros farão parte da matéria. O trabalho foi realizado com o apóio de dois barcos da Esec do Taim. Agora é só aguardar!

Deixe seu recado para Fernando Lara clicando abaixo.