Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Desastre natural destrói comunidades as margens do Parna Saint Hilaire-Lange


A Fauna e Flora Documentários procura, por meio da expedição Rotas Verdes Brasil, documentar o que há de mais bonito nas unidades de preservação do nosso país. Animais, plantas, aspectos geográficos e humanos que enriquecessem a nossa biodiversidade. Mas infelizmente não é só imagens bonitas que nosso documentarista tem encontrado nessa expedição de 18.000km pelo Brasil.

Neste vídeo, gravado no mês de maio, Fernando Lara mostra as imagens impressionantes de um desastre natural ocorrido no litoral do Paraná, mais precisamente no Parque Nacional de Saint Hilaire-Lange com sede do município de Matinhos. ‘As águas de março’, como retrata a trilha inicial das imagens chegaram a 280 milímetros em poucas horas. O resultado foram pedras e enxurrada que rolaram do alto as partes mais íngremes da Serra da Prata destruindo tudo. As imagens mostram ‘manchas’ de erosão em um cenário impressionante. 

Apesar da área preservada, formada principalmente por mata primária, a terra não suportou o ‘peso’ da água da chuva que caiu no dia 11 de março. Além dos deslizamentos da terra, o desastre natural provocou a mudança do curso de um rio que passa dentro do PNSHL.

O vídeo de Fernando Lara ainda mostra os relatos da comunidade de Floresta, em Morretes (PR) localizada às margens dos limites do PNSHL. Até a gravação deste vídeo, a comunidade ainda não tinha luz e os estragos ainda eram visíveis. Um dos moradores relata como foi a destruição e manda um recado. Veja!

Por Edlayne de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário:
Deixe aqui seu email: