Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Rotas Verdes Brasil registra Parque Nacional de Ubajara (CE)

Sagui se mostra curioso as lentes de Fernando Lara
O Parque Nacional de Ubajara, localizado na Serra do Ibiapaba, noroeste do Ceará, é uma ilha de Mata Atlântica no meio do sertão nordestino. Com uma temperatura amena devido a altitude de 520 metros em relação ao nível domar, a 20ª unidade de conservação da Rotas Verdes Brasil é mais um ambiente peculiar da região do nordeste brasileiro. O local fica no município de Ubajara e é administrado pelo Instituto Chico Medes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A Mata Atlântica no meio do sertão nordestino. Foto: Fernando Lara
Caatinga e floresta atlântica se misturam ao longo do caminho. A área de 6.200 hectares possui cachoeiras como a Cafundó, Gavião e Murimbeca, com quedas d’água que ultrapassam os 70 metros de altura. O mirante da Gameleira é outro ponto de atração aberto aos visitantes que chama a atenção de quem visita o Parque Nacional de Ubajara.

As cachoeiras chegam a 70 metros e em algumas é permitido o banho. Foto: Fernando Lara
Fernando Lara fez alguns registros especiais da Gruta do Ubajara, que dá nome a unidade de conservação. O acesso é feito por um teleférico que leva os visitantes as 9 salas iluminadas da gruta que possui 420 metros abertos a visitação de um total de 1.120 metros. As galerias possuem formações de estalactites e estalagmites, como a Pedra do Sino, a Sala das Rosas, sala dos Retratos e a Sala das Maravilhas. Além da Gruta de Ubajara, o Parque conta também com outras 11 cavernas como a gruta do Morcego Branco (274m), gruta do Urso Fóssil (195m), gruta das Araras (182m), gruta do Pendurado (154m), gruta dos Mocós (116m), gruta de Cima (108m), gruta do Macaco Fóssil (50m), furna das Pipocas (30m), furna do Acaso (30m) e a furna da Múmia (20m).

A Gruta do Ubajara possui 1.120 m dos quais 420m são iluminados e aberto a visitação. Foto: Fernando Lara
Acesso
Saindo de Fortaleza, o acesso é pela BR-222 até o município de Tianguá. De Tianguá até a cidade de Ubajara, onde fica a entrada do parque, são 17 km pela Rodovia da Confiança (CE-187). Saindo de Teresina, o melhor caminho é pela BR-343 até o município de Piripiri (PI), de onde se pega a BR-222 até o município de Tianguá. 
 
Macaco-prego. Outro animal avistado no Parque Nacional do Ubajara. Foto: Fernando Lara
A entrada é franca. O visitante paga apenas pelos serviços de guia (R$ 4,00 por pessoa) e do teleférico (também R$ 4,00). A visita à gruta e os passeios nas trilhas só são permitidos com o acompanhamento de guias. O acesso a Gruta do Ubajara é aberto a 300 pessoas diariamente, entrando 12 delas de cada vez.

Por Edlayne de Paula

Um comentário:

  1. Nágila/ICMBio/ PARNA de Ubajara3 de novembro de 2011 às 09:52

    Este é o nosso Parque.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir

Comentário:
Deixe aqui seu email: